Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os direitos autorais dos trabalhos publicados pertencem ao Boletim Técnico do IFTM, sendo vedada a submissão e a reprodução de seu material, total ou parcial, em outros periódicos, em língua materna ou estrangeira. As informações veiculadas são de responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião dos editores do Boletim Técnico IFTM.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice, BR Office ou LibreOffice no formato .DOC e .DOCX.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12 Times New Roman; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Todas as submissões serão avaliadas pelo Processo de Avaliação pelos Pares.

Diretrizes para Autores

1. Política Editorial

Os metadados deverão ser obrigatoriamente preenchidos com o título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), último grau acadêmico, instituição que trabalha, endereço postal, telefone e e-mail.

No corpo do trabalho não deverá constar os nomes dos autores, que deverão ser encaminhados em folha separada, em arquivo suplementar, como medida de sigilo.

Os trabalhos deverão ser apresentados sem identificação de autores. Os nomes dos autores, titulação e endereço de trabalho deverão ser apresentados nos metadados da submissão e, na carta de encaminhamento com dados pessoais (títulos, endereço para correspondência, e-mail e Instituição a que está ligado). Figuras e tabelas deverão ser inseridas no texto, o mais próximo possível de sua citação.

Todo o conteúdo dos trabalhos é de exclusiva responsabilidade dos autores.

 

2. Formato e preparação do trabalho

Todos os arquivos devem estar completos e revisados, segundo as “Diretrizes para autores” desta revista. Devem ser preparados utilizando o editor de texto Microsoft Word® 2007 ou posterior, conforme as seguintes especificações:

  • Folha tamanho A4 (210 x 297 mm)
  • Fonte Calibri, Tamanho 12
  • Margens inferior e superior de 2 cm; margens direita e esquerda 3 cm
  • Formatação em coluna única
  • Espaçamento entrelinhas de 1,5, exceto citações diretas com mais de 3 linhas
  • No início de cada parágrafo (1ª linha) recuo especial de 1,25 cm
  • Numeração sequencial de páginas na parte superior direita em algarismos arábicos
  • Numeração sequencial das linhas

Os trabalhos para publicação devem ser escritos na norma padrão da língua portuguesa, de acordo com a descrição de cada tipo de trabalho e enviados em formato .DOC e .DOCX.

Os títulos devem ser centralizados e em negrito, tamanho 12.

As subseções devem ser destacadas em negrito e posicionadas no canto esquerdo da página.

Os trabalhos devem conter não apenas elementos descritivos, mas apresentar análises críticas e reflexivas acerca das atividades e dos estudos, considerando os resultados apresentados à sociedade. Em suas estruturas, deverão estar presentes de acordo com as características de cada tipo de trabalho.

 

3. Tipos de trabalho

Cartilha técnica: refere-se à apresentação de informações técnicas importantes de forma sintética, didática, clara e simples, contendo um conjunto de recomendações e/ou informações baseadas em resultados experimentais consolidados ou observações de interesse da população local; regional ou nacional (de 08 a 20 páginas), por exemplo, um passo a passo de como fazer uma compota ou de um plantio.

Baixe o template da Cartilha Técnica aqui.

Relatos de Experiência: o relato de experiência é um documento em que deve estar registrado todo o percurso desenvolvido pelo professor/aluno/técnico - administrativo em sua experiência de pesquisa de iniciação científica, projeto de extensão ou participação em movimento estudantil/associativo. (de 8 a 15 páginas)

Baixe o template do Relato de Experiência aqui.

Entrevista: o gênero entrevista tem por objetivo dar visibilidade à história e às ideias de pessoas e pesquisadores com recnhecida atuação em sua área. Deve ter entre 05 (cinco) e 10 (dez) páginas, podendo ser realizada e submetida individualmente ou em coautoria. Para a preparação de um roteiro para a entrevista, recomenda-se conhecimento prévio sobre o assunto que será tratado e ter por foco as contribuições e a popularização do conhecimento científico que merece ser divulgado para a sociedade.

Baixe o template de Entrevista aqui.

Resenha: este é um gênero textual informativo, descitivo e opinativo sobre determinada obra. Desse modo, o texto deve resumir as ideias principais, os argumentos do autor, suas posturas e achados, identificar contradições, lacunas e/ou inconsistências do texto, além de o resenhista apresentar as próprias perspectivas, críticas e/ou avaliações das contribuições para o campo teórico. O texto deve ter entre 03 (três) e 08 (oito) páginas, cuja estrutura é linear, ou seja, apresenta introdução ou apresentação, desenvolvimento e conclusão ou avaliação.

Baixe o template de Resenha aqui.

 

4. Referências

As referências deverão seguir as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conforme os seguintes exemplos:

Livros
EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Sistema brasileiro de classificação de solos. 2. ed. Rio de Janeiro, Embrapa Solos, 2006. 306 p.

Capítulos de livros
MARQUES, M. O. Aspectos técnicos e legais da produção, transporte e aplicação de vinhaça. In: SEGATO, S. V.; PINTO, A. S.; JENDIROBA, E.; NÓBREGA, J. C. M. Atualização em produção de cana-de-açúcar. Piracicaba: Editorial, 2006. p. 369-375.

Dissertações e Teses
GARIGLIO, H. A. de A. Alterações físicas e químicas e mobilidade de solutos em solos submetidos à aplicação de vinhaça proveniente da fabricação de álcool carburante. 2008. 66 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) – Departamento de Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Viçosa – UFV, Viçosa, 2008.

Artigos de periódicos
ALENCAR, C. A. B.; CÓSER, A. C.; MARTINS, C. E.; OLIVEIRA, R. A.; CECON, P. R.; LEAL, B. G.; FIGUEIREDO, J. L. A.; CUNHA, F. F. Doses de nitrogênio e estações do ano afetando a composição bromatológica e digestibilidade de capins cultivados sob pastejo. Revista Ceres, Viçosa-MG, v. 56, n. 5, p. 640-647, maio/jun. 2009.

Trabalho de congresso ou similar (publicado)
VALE, L. S.; SEVERINO, L. S.; BELTRÃO, N. E. M. Crescimento do pinhão-manso em solo compactado. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DE BIODIESEL, 1., 2006, Brasília. Anais... Brasília: MCT/ABIPTI, 2006. p. 78-91.

 

5. Citações

Citações bibliográficas devem ser dispostas no sistema autor-data. Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título incluído na sentença devem ter a primeira letra em maiúscula e as demais, minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser todas em letras maiúsculas. Exemplos:

Santos et al. (2012) avaliaram o acúmulo...
...seguindo recomendações propostas por Silva e Queiroz (2002).
Reduced content of asparagine, which is the major N-transporting amino acid, in the nodules has also been reported (Aranjuelo et al., 2011).

 

6. Normas para elaboração de figuras

1. As figuras podem ser feitas em softwares de preferência dos autores (Excel, Sigma Plot, etc.), devendo ser inseridas e enviadas em formato TIFF ou JPG com resolução mínima de 300 dpi. Para fotos e mapas, coloridos ou não, deve-se utilizar resolução de 150 a 300 dpi.

2. Quadros, tabelas e figuras devem ser inseridos no corpo do texto logo após a sua chamada. As palavras quadro, tabela e figura no texto devem ser indicadas com inicial em maiúscula e em negrito (Tabela 1 – Taxa de acúmulo de...).

3. Nas figuras, os títulos devem ser inseridos no cabeçalho e no rodapé as fontes, tamanho 10.

4. As figuras deverão ter largura máxima de 80 mm ou 160 mm. 

5. Os títulos e a escala dos eixos x e y deverão ser em Times New Roman tamanho 11. As linhas dos eixos e demais linhas (e.g., curvas de regressão) deverão ter espessura de 0,3 mm. Todas as informações contidas no interior da figura (e.g., equações, legendas) deverão ser em Times New Roman tamanho 10 ou no mínimo 8. São dispensáveis as bordas, direita e superior, em gráficos. 

6. Todas as figuras deverão ser inseridas convenientemente no texto logo após a sua chamada, consecutivamente e em números arábicos. As figuras deverão ser inseridas no texto por meio do comando “Inserir→Imagem/Figura→Arquivo”.

7. As figuras podem ser constituídas por múltiplos gráficos, tanto na horizontal como na vertical, respeitando a largura máxima de 160 mm e 80 mm, respectivamente. Quando se tratar de figuras com vários gráficos, os mesmos deverão ser identificados por letras (A, B, C, D) em maiúsculo entre parênteses, fonte Times New Roman tamanho 11. 

8. As equações deverão ser escritas no aplicativo MS Equation, Math Type ou similares (centralizadas). A indicação da numeração da equação deve ser alinhada a direita e entre parênteses.

 

Uso de unidades: nos exemplos seguintes, o formato correto é o que se encontra no lado direito da igualdade: 10 horas = 10 h; 32 minutos = 32 min; 5 l (litros) = 5 L; 45 ml = 45 mL; l/s = L s-1; 27oC = 27 oC; 0,14 m3/min/m = 0,14 m3 min-1m-1; 100 g de peso/ave = 100 g de peso por ave; g por planta = g/planta; 2 toneladas = 2 t; mm/dia = mm d-1; 2x3 = 2 x 3 (com espaçamento); 45,2 - 61,5 = 45,2-61,5 (sem espaçamento). A unidade de % deve estar junto ao número (Ex.: 45%); quando, no texto, existirem valores numéricos seguidos, deve-se colocar a unidade somente no último valor (Ex.: 20 e 40 m; 56,0, 82,5 e 90,2%); quando for pertinente, deve-se deixar os valores numéricos com, no máximo, duas casas decimais; as grandezas devem ser expressas no SI (Sistema Internacional) e a terminologia científica deve seguir as convenções internacionais de cada área em questão.

 

Siglas e abreviações: se a sigla for lida como uma palavra e contiver mais de três letras, apenas a letra inicial deve ser grafada em maiúscula; nos demais casos (siglas até três letras e as que são lidas letra a letra, sem formar palavra) todas as letras devem ser grafadas em maiúsculas; o nome por extenso de uma instituição deve ter apenas a primeira letra de cada nome em maiúscula; a abreviação do título da Revista Inova Ciência e Tecnologia deve ser utilizada em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 Termos em latim: devem-se apresentar os termos em latim em itálico, exceto para o termo "et al."

 

 Termos estrangeiros: devem ser mantidos em destaque somente termos específicos, ressaltados no manuscrito; palavras incorporadas à língua portuguesa não devem ser destacadas (Ex.: marketing, e-mail, software etc.).

Fazer sugestão de quatro possíveis avaliadores que tenham alta produtividade científica, sem conflito de interesse, fornecendo o nome completo, email, título, resumé, link para o Lattes e indicação do porque ele seria um avaliador indicado para o artigo. A revista pratica a avaliação “cega” em que os autores e avaliadores não devem conhecer as suas identidades. O Comitê Editorial poderá selecionar outros avaliadores não sugeridos. Conflitos de interesse envolvem relações de parentesco, orientação, trabalho, ou mesma instituição.

 

O autor correspondente se responsabiliza pela declaração em nome de todos os autores.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.