Processo de Avaliação pelos Pares

A seleção dos trabalhos submetidos ao Boletim Técnico IFTM,  será realizada por meio de análises e avaliações realizadas pela Editora Chefe. Será designado Editores Associados, que designarão os Avaliadores. O anonimato é garantido durante todo o processo de arbitragem, formado pelas etapas descritas abaixo:

ETAPA I: Análise, julgamento e classificação pela Editora Chefe

Os trabalhos serão avaliados e classificados nesta etapa considerando os critérios de adequação aos objetivos do Boletim Técnico e de respeito às normatizações descritas neste, quanto à estrutura, à linguagem e à formatação utilizadas para a escrita do documento.    

ETAPA II: Análise, julgamento e classificação pelos Editores de Áreas (Associados)

Os trabalhos aprovados no processo descrito na ETAPA I serão encaminhados aos Editores Associados, responsáveis pela análise no tocante à pertinência e à contribuição científica do trabalho apresentado com base na área de conhecimento submetido.

ETAPA III: Análise, julgamento e classificação pelos Avaliadores

Os trabalhos aprovados na ETAPA II serão analisados quanto ao mérito e à qualidade para publicação por avaliadores composta por pelo menos 3 (três) especialistas na área, designados pelos Editores Associados.

ETAPA IV: Publicação dos trabalhos

Após aprovação, os trabalhos selecionados serão aprimorados pelos Editores de Texto, diagramados e publicados na página do Boletim Técnico IFTM.