Sobre a Revista

Foco e Escopo

O Boletim Técnico IFTM é um periódico na forma eletrônica,  de divulgação de Trabalhos e Artigos Técnicos.

Sua missão é divulgar o conhecimento produzido pela comunidade geral das áreas de Ciências Agrárias, Ambiental, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Sociais e Aplicadas e Ciências Humanas.

O Boletim objetiva publicar Trabalhos originais e inéditos, elaborados em Português, nas áreas de Agronomia, Zootecnia,  Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências Ambientais aplicadas, Ciência da Computação, Ciências Sociais e Educação.

Os trabalhos submetidos à publicação somente poderão ser enviados pelo site Boletim IFTM, e nas seguintes formas: Artigos Técnicos, cartilha técnica, recomendações técnicas, relatos de experiências e resenha de livro.

Diretrizes para os autores no endereço:

http://revistas.iftm.edu.br/index.php/boletimiftm/about/submissions#authorGuidelines

Boletim IFTM

Processo de Avaliação pelos Pares

A seleção dos trabalhos submetidos ao Boletim Técnico IFTM,  será realizada por meio de análises e avaliações realizadas pelo Editor Chefe. Será designado Editores Associados, que designarão os Avaliadores. O anonimato é garantido durante todo o processo de arbitragem, formado pelas etapas descritas abaixo:

ETAPA I: Análise, julgamento e classificação pelo Editor Chefe

Os trabalhos serão avaliados e classificados nesta etapa considerando os critérios de adequação aos objetivos do Boletim Técnico e de respeito às normatizações descritas neste, quanto à estrutura, à linguagem e à formatação utilizadas para a escrita do documento.    

ETAPA II: Análise, julgamento e classificação pelos Editores de Áreas (Associados)

Os trabalhos aprovados no processo descrito na ETAPA I serão encaminhados aos Editores Associados, responsáveis pela análise no tocante à pertinência e à contribuição científica do trabalho apresentado com base na área de conhecimento submetido.

ETAPA III: Análise, julgamento e classificação pelos Avaliadores

Os trabalhos aprovados na ETAPA II serão analisados quanto ao mérito e à qualidade para publicação por avaliadores composta por pelo menos 3 (três) especialistas na área, designados pelos Editores Associados.

ETAPA IV: Publicação dos trabalhos

Após aprovação, os trabalhos selecionados serão aprimorados pelos Editores de Texto, diagramados e publicados na página do Boletim Técnico IFTM.

Periodicidade

A periodicidade de publicação do boletim é quadrimestral.

Política de Acesso Livre

Este boletim oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

No início de 2013, foi nomeada a comissão responsável pela criação do Boletim Técnico IFTM. Foram realizadas reuniões na reitoria (atas no anexo) e pesquisas em outras instituições (UFLA, EPAMIG, EMBRAPA, entre outras) com objetivo central de buscar informações e subsídios para implantação do Boletim Técnico  no âmbito do IFTM.
Foi decidido após discussões que o Boletim estará vinculado a Pró-Reitoria de Extensão Tecnológica - PROEXT. Também foi acordado que será um Boletim com multiáreas, abrangendo áreas como Ciências Agrárias, Ciências Exatas e Ciência da Computação, Ciências Sociais e Educação.
A missão do Boletim é publicar trabalhos técnicos científicos originais no formato eletrônico visando auxiliar no desenvolvimento nacional e internacional da ciência.
É vedada a submissão concomitantemente, integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico, sendo que a responsabilidade do conteúdo dos trabalhos é exclusiva dos autores.