AS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS COMO ESTRATÉGIA DE DIFERENCIAÇÃO DE MERCADO – o caso do Queijo da Canastra

Gabriel Santos Reis, Antenor Roberto Pedroso da Silva, Ízula Luiza Pires Bacci Pedroso

Resumo


Este trabalho tem a pretensão de mostrar como o uso das marcas territoriais podem ser usadas como uma estratégia de posicionamento de produto para o acesso aos melhores mercados para os produtos certificados. Para isto, ele foi dividido em 3 sessões. Na primeira sessão, fez-se uma explanação sobre o que são as marcas e qual o significados delas. Entender o que os autores definem sobre o que é uma marca, seus usos e qual a finalidade de se investir em uma marca se faz mister para entender o valor desta no mercado. Também tratou-se da singularização e do posicionamento das marcas. O intuito foi criar uma linha de raciocínio para que se pudesse mostrar como o processo de singularização do produto e de posicionamento da marca pode ajudar o consumidor a perceber as qualidades diferenciais nos produtos. Juntamente a essas, trouxe a discussão sobre o papel da estratégia de diferenciação e singularização no posicionamento da marca, trazendo vantagens competitivas para estes produtos. Apresentar o território e o queijo da Canastra foi o objetivo da terceira sessão. Ao final, pretendeu-se demonstrar como a marca agrega valor ao produto, fazendo com que os produtores consigam acesso a mercados diferenciados e que pagam mais caro por um produto de qualidade certificada.


Palavras-chave


marcas, denominação de origem, queijo, estratégia, vantagem competitiva.

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Referências


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