AS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS COMO ESTRATÉGIA DE DIFERENCIAÇÃO DE MERCADO – o caso do Queijo da Canastra

Autores

  • Gabriel Santos Reis Instituto Federal do Triangulo Mineiro
  • Antenor Roberto Pedroso da Silva Professor de Marketing, Economia e Direito - Campus Uberaba
  • Ízula Luiza Pires Bacci Pedroso Colégio Nossa Senhora das Dores

Palavras-chave:

marcas, denominação de origem, queijo, estratégia, vantagem competitiva.

Resumo

Este trabalho tem a pretensão de mostrar como o uso das marcas territoriais podem ser usadas como uma estratégia de posicionamento de produto para o acesso aos melhores mercados para os produtos certificados. Para isto, ele foi dividido em 3 sessões. Na primeira sessão, fez-se uma explanação sobre o que são as marcas e qual o significados delas. Entender o que os autores definem sobre o que é uma marca, seus usos e qual a finalidade de se investir em uma marca se faz mister para entender o valor desta no mercado. Também tratou-se da singularização e do posicionamento das marcas. O intuito foi criar uma linha de raciocínio para que se pudesse mostrar como o processo de singularização do produto e de posicionamento da marca pode ajudar o consumidor a perceber as qualidades diferenciais nos produtos. Juntamente a essas, trouxe a discussão sobre o papel da estratégia de diferenciação e singularização no posicionamento da marca, trazendo vantagens competitivas para estes produtos. Apresentar o território e o queijo da Canastra foi o objetivo da terceira sessão. Ao final, pretendeu-se demonstrar como a marca agrega valor ao produto, fazendo com que os produtores consigam acesso a mercados diferenciados e que pagam mais caro por um produto de qualidade certificada.

Referências

KARPIK, L.. L'Economie des singularités. Paris: Gallimard. 2007

KOTLER, P. KELLER, K. L. Administração de Marketing. 14ª Edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall. 2012.

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TAVARES, M. C. 1998. A força da marca: como construir e manter marcas fortes. São Paulo, Editora Habra,

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Publicado

08/02/2019

Como Citar

Santos Reis, G., Pedroso da Silva, A. R., & Pires Bacci Pedroso, Ízula L. (2019). AS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS COMO ESTRATÉGIA DE DIFERENCIAÇÃO DE MERCADO – o caso do Queijo da Canastra. Anais Do Seminário De Pesquisa E Inovação Tecnológica - SEPIT, 2(1). Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/sepit/article/view/535

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