MARCAS PRÓPRIAS: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E TENDÊNCIA DE COMPRA NO MUNICÍPIO DE UBERABA - MG

Autores

  • Maria Eduarda DA Silva Chagas Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Antenor Roberto Pedroso da Silva Professor de Marketing, Economia e Direito - Campus Uberaba

Palavras-chave:

marcas próprias, comportamento do consumidor, marketing.

Resumo

 Um produto de marca própria caracteriza-se por ser um produto vendido ou comercializado exclusivamente pela organização que detém o controle da marca e que normalmente não possui unidade produtora. Assim, estes produtos acabam atraindo o consumidor pelo preço acessível, quase sempre menores que as marcas tradicionais, e que ainda apresentam, perceptivamente pelos compradores, alguns atributos de boa qualidade. O objetivo do trabalho foi pesquisar como as marcas próprias influenciam o comportamento do consumidor uberabense e saber se, na realidade, estas marcas estão ganhando o mercado de marcas tradicionais, principalmente no ramo alimentício. As pesquisas foram realizadas com consumidores do município de Uberaba-MG. Foi elaborado um questionário sobre o consumo de produtos de Marcas Próprias na cidade de Uberaba. Este questionário foi aplicado entre os meses de março e abril de 2017, contendo sete perguntas acerca do assunto, sendo o mesmo lançando em redes sociais para que os potenciais consumidores pudessem responderem. Obtivemos, no total, foram 26 respostas. A análise demonstrou que 68% das pessoas sabem o que é um produto de marca própria e 32% não tem conhecimento, porém, somente 59,1% já compraram esses produtos. Foi constatado também que dos produtos consumidos por eles, a maioria é do ramo alimentício. Neste caso específico, mais de 90% dos pesquisados se interessam por esse tipo de produto e comprariam o mesmo. Portanto, um grande mercado a ser trabalhado.

Referências

KOTLER, P. Administração de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2007, 540 p.

MACÊDO, M. M. C. Orientação para elaboração do trabalho final – Brasília – Fundação Getúlio Vargas, 2001, 35 p.

Downloads

Publicado

08/02/2019

Como Citar

Silva Chagas, M. E. D., & Pedroso da Silva, A. R. (2019). MARCAS PRÓPRIAS: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E TENDÊNCIA DE COMPRA NO MUNICÍPIO DE UBERABA - MG. Anais Do Seminário De Pesquisa E Inovação Tecnológica - SEPIT, 2(1). Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/sepit/article/view/537

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)