O MUNICÍPIO DE UBERABA E A FORMAÇÃO DO APL DE BIOTECNOLOGIA

Autores

  • Marcela Cristina Dantas Speridião Aluna do curso Médio Integrado em Administração do IFTM - Campus Uberaba
  • Antenor Roberto Pedroso da Silva IFTM - Campus Uberaba

Resumo

Os economistas da corrente evolucionista reconhecem a interação entre os agentes econômicos como mola propulsora da economia, principalmente quando articulados em clusters de produção. Os arranjos produtivos locais (APLs), considerados um tipo particular de cluster, são estruturas que vêm crescendo no país, ocasionado, dentre outros motivos, pelo interesse governamental no assunto. Neste artigo analisamos a formação de um APL no interior de Minas Gerais, na cidade de Uberaba. Sua formação e consolidação é um passo importante para a difusão de conhecimentos e inovação para a região. O arranjo foi analisado compreendendo a metodologia adotada pela RedeSist, da UFRJ e seus pesquisadores. Terminamos o mesmo comprovando que, na região analisada, existe uma formação que se enquadra na metodologia descrita pela entidade anteriormente citada.

Referências

BECCATINI, G. O distrito industrial ‘marshalliano’. In: BENKO, G e LIPIETZ, A. (Orgs.). As regiões ganhadoras. Oeiras/Celta, 1994;

BRASIL. Lei nº. 10.973 – Lei da Inovação. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/Lei/L10.973.htm. Acesso em 19 de junho de 2010.

CASAROTTO FILHO, et al. Competitividade Global para as pequenas empresas: os SPL e a experiência de Santa Catarina. In: SIMPEP, 2000, Baurú. Anais... Baurú: UNESP, 2000.

CASSIOLATO, José; LASTRES, Helena. O foco em arranjos produtivos e inovativos locais de micro e pequenas empresas. In:LASTRES, Helena; CASSIOLATO, José; MACIEL, Maria (Orgs.). Pequena Empresa: Cooperação e Desenvolvimento Local. Rio de Janeiro: Ed. Relume Damará, 2003.

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. 41ª Ed. Atualizada até a Emenda Constitucional nº 56, de 20-12-2007 e ampliada. São Paulo: Saraiva, 2008.

DURSTON, J. Que és capital social comunitário? Série Politicas Sociales. Santiago de Chile: CEPAL, 2000.

FREEMAN, C. Technology policy and economic performance: Lessons from Japan, London, Pinter Publishers. 1987

HADDAD, P. (org). A competitividade do agronegócio e o desenvolvimento regional no Brasil: Estudo de Clusters. Brasília: 1999. CNPq/Embrapa.

LUNDVALL, B. A. National Innovation Systems: Analytical Concept and Development Tool, DRUID Tenth Anniversary Summer Conference, Copenhagen, Denmark, June 27-29. 2005

LUNDVALL, B. A. National Innovation Systems: Towards a Theory of Innovation and Interactive Learning. London, Pinter Publishers. 1988.

MACHADO, S. A. Dinâmica dos arranjos produtivos locais: um estudo de caso em Santa Gertrudes, a nova capital da cerâmica brasileira. USP – POLI. (Tese de doutorado). São Paulo, 2003.

MARSHALL, Alfred. Princípios de economia. 2º ed. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

NELSON, R.R. National Innovation Systems: A Comparative Analysis, Oxford, Oxford

University Press. 1993

___________, ROSENBERG, N. Technical Innovation and National Systems. In National Systems Of Innovation: A Comparative Analysis, Nelson, R.R. (Ed.), Oxford University Press, Oxford, pp. 3-21. 2005

OCDE. Manual de Oslo. Disponível em http://www.finep.gov.br/imprensa/sala_imprensa/manual_de_oslo.pdf. Acesso em 19 de junho de 2010.

PINTO, M. G., SOUTO, M. S. M. L. Arranjos produtivos locais como ferramenta de desenvolvimento econômico e inovação: um diagnóstico sobre a experiência nacional. Anais do XIV Simpósio de Engenharia de Produção. UNESP, Bauru – SP. 2007.

PORTER, M. Estratégia Competitiva – Técnicas para Analises de Industrias e da concorrência. Editora Campus: São Paulo, 2001..

SEBRAE. Termo de referência para atuação do sistema SEBRAE em arranjos produtivos locais. Brasília, 2003.Disponível em . Acesso em 19 de junho de 2010.

UBERABA, Uberaba em Dados. 2009. Disponível em www.uberaba.mg.gov.br. Acesso em 21 de junho de 2010.

Downloads

Publicado

24/08/2017

Como Citar

Dantas Speridião, M. C., & Pedroso da Silva, A. R. (2017). O MUNICÍPIO DE UBERABA E A FORMAÇÃO DO APL DE BIOTECNOLOGIA. Anais Do Seminário De Pesquisa E Inovação Tecnológica - SEPIT, 1(1). Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/sepit/article/view/334

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)