O TURISMO NO MEIO RURAL NA AGRICULTURA FAMILIAR: perspectivas de possibilidade para o desenvolvimento territorial

Marcela Cristina Dantas Speridião, Antenor Roberto Pedroso da Silva, Ízula Luiza Pires Bacci Pedroso

Resumo


O Turismo em Áreas Rurais é uma das modalidades de turismo alternativo que mais vem apresentando crescimento no Brasil. Seus atrativos são os recursos naturais, a cultura, a gastronomia local e o modo de vida dos rurícolas. Ele é praticado em propriedades rurais, onde o turista vive o campo, enquanto observa o modo de vida e as práticas agrícolas do local de hospedagem. Para que os pequenos produtores possam gerar renda e emprego explorando a atividade, é preciso ter planejamento. Para isso, deve-se ter em mente que a atividade turística deve ser complementar à atividade agrícola e, principalmente, uma interface com o agronegócio. Além disso, quando praticada mantendo os valores sociais, culturais e ambientais, pode representar o renascimento de uma região, de um território. Este trabalho visa discutir a possibilidade do turismo em áreas rurais representar uma perspectiva para uma reterritorialização em áreas rurais deprimidas.

Palavras-chave


Turismo Rural na Agricultura Familiar (TRAF), desenvolvimento territorial, agricultura familiar.

Texto completo:

PDF

Referências


CORIOLANO, L.N.M.T; SILVA, S.C.B.M. Turismo e Geografia: abordagens críticas. Fortaleza: UECE, 2005.

GRAZIANO DA SILVA, J.; VILARINHO, C.; DALE, P.J. Turismo em áreas rurais: suas possibilidades e limitações no Brasil. In: UFSM (ed.). Turismo no espaço rural e desenvolvimento sustentável. Santa Maria: UFSM, 1998, cap. 1, p. 11-49.

SERRANO, Célia; TURINI BRUHNS, Heloisa; LUCHIARI, Maria Tereza D. P. (orgs.). Olhares Contemporâneos sobre o Turismo. 3ª ed., Campinas: Papirus Editora, 2000, 206 p.

MENDES DA SILVA, A, ALMEIDA, M. G. O turismo rural na região metropolitana de Goiânia: as especificidades do turismo rural. Anais do VI Congresso Brasileiro de Geografia. Goiânia: UFG, 2004. Disponível em: www.igeo.uerj.br/VICBG-2004/Eixo1/e120356.htm (acesso em 21 de março de 2018).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Abbreviated key title:   An. Semin. Pesqui. Inov. Tecnol.