DIFERENTES FUNGICIDAS NO CONTROLE DA FERRUGEM DO CAFEEIRO

Autores

  • Igor Souza Pereira Instituto Federal do Triângulo Mineiro, IFTM
  • Rodrigo Cassiano Rosalino Engenheiro Agrônomo pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Campus Uberlândia.
  • Flávia de Oliveira Borges Costa Neves Engenheira Agrônoma pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Campus Uberlândia.
  • Márcia Toyota Pereira Faculdade Presidente Antônio Carlos, Campus Uberlândia
  • Joyce Gracielle de Sousa Braga Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Campus Uberlândia.

Palavras-chave:

Coffea arabica L. Hemileia vastatrix, Doença, Controle químico.

Resumo

A ferrugem (Hemileia vastatrix) é a doença de maior importância para a cultura do café no país, acarretando perdas de até 50% da produtividade, sendo manejada com o uso de fungicidas de diferentes ingredientes ativos, aplicados preventivamente ou curativamente sob baixa severidade nas folhas. Diante do surgimento de novos ingredientes ativos e posicionamentos dos produtos comercializados é que se propôs com esse trabalho a avaliação da eficiência de diferentes fungicidas na severidade da ferrugem em condições de campo. O experimento foi conduzido em lavoura de café arábica, cv Catuaí Vermelho, com 6 anos de implantação, no período de dezembro de 2013 a julho de 2014. Os tratamentos foram compostos por: epoxiconazol+piraclostrobina, azoxistrobina+ciproconazol, tebuconazole com duas aplicações, tebuconazole com aplicação única, oxicloreto de cobre, além de testemunha sem aplicação. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com quatro repetições e oito plantas úteis por parcela. Os fungicidas foram aplicados de acordo com a orientação dos fabricantes, descritos nas bulas. A severidade da doença foi avaliada quinzenalmente e foi calculada a área abaixo da curva de progresso da doença (AACPD). Os fungicidas epoxiconazol+piraclostrobina, azoxistrobina+ciproconazol, tebuconazole com duas aplicações proporcionaram menores AACPD, e consequentemente maior controle da doença, com 79%, 74% e 67% de controle respectivamente, apresentando maior eficiência em relação ao oxicloreto de cobre e tebuconazole em aplicação única.

Downloads

Publicado

17-06-2019

Como Citar

Pereira, I. S., Rosalino, R. C., Neves, F. de O. B. C., Pereira, M. T., & Braga, J. G. de S. (2019). DIFERENTES FUNGICIDAS NO CONTROLE DA FERRUGEM DO CAFEEIRO. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, 5(2), 25–29. Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/870

Edição

Seção

Ciências Agrárias - Agronomia