Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF. No item 6 oferecemos o template em Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores - Revista Inova Ciência e Tecnologia do IFTM

 

1 - POLÍTICA EDITORIAL

Fazer sugestão de quatro possíveis avaliadores que tenham alta produtividade científica, sem conflito de interesse, fornecendo o nome completo, email, título, resumé, link para o Lattes e ORCID, indicação do porque ele seria um avaliador indicado para o artigo.

A revista pratica a avaliação “cega” em que os autores e avaliadores não devem conhecer as suas identidades. O Comitê Editorial poderá selecionar outros avaliadores não sugeridos. Conflitos de interesse envolvem relações de parentesco, orientação, trabalho, ou mesma instituição.

Os manuscritos a serem submetidos à avaliação devem ser escritos na norma padrão da língua e apresentar um mínimo de dez e máximo de vinte laudas. Np item 6 consta o Template para elaboração do manuscrito segundo as normas da Revista Inova Ciência & Tecnologia.

Metadados

Os metadados deverão permitir a indexação. Eles devem ser, obrigatoriamente, preenchidos com o título do trabalho em letra minúscula, palavras-chave, nome(s) do(s) autor(es) e e-mail.

Em um arquivo a parte, que deve ser enviado no momento da submissão do manuscrito, devem constar as seguintes informações:

  • Título do trabalho;
  • Palavras-chave;
  • Nome completo do(s) autor(es) e e-mail;
  • Nome completo da instituição em que trabalha, cidade e estado;
  • Link do ORCID e do Curriculum Lattes dos autores.

Inscrição no ORCID

Como forma de padronização de autoria, a Revista Inova Ciência e Tecnologia tornou obrigatória a inclusão do iD do ORCID no momento da submissão. Após a primeira revisão, antes do encaminhamento para avaliação, os manuscritos que não tiverem o ORCID informado no sistema serão notificados para a inclusão do cadastro do identificador, devendo conter no ato da inscrição, informações sobre formação acadêmica e vínculo empregatício , caso existam).

O identificador ORCID pode ser obtido gratuitamente em: https://orcid.org/register .

Você deve aceitar os padrões para envio de ORCID iD e incluir a URL completa, acompanhada da expressão "http://" (por exemplo: https://orcid.org/0000-0002-1234-1234 ).  O registro ORCID é obrigatório para todos os autores. Na plataforma você pode entrar diretamente na conexão ORCID, permitindo assim que sua conexão seja validada pelo sistema.

As propriedades do arquivo de submissão que identificam a origem devem ser retiradas seguindo as instruções:

Word 2010 e seguintes:

Em Arquivo, clicar em Informações, Verificando Problemas, Inspecionar Documento e desmarcar a janela de Propriedades do Documento e Informações Pessoais, Fechar, e Salvar.

Word 2007:

Em Botão Oficce, clicar em Preparar, Inspecionar Documento e marcar o campo de Propriedades do Documento e Informações Pessoais, marcar o campo Texto oculto, clicar em Inspecionar, Remover tudo, Fechar e Salvar.

Word 2003:

Ir à aba Opções, Segurança e eliminar a propriedade de Autoria do arquivo.

Todo o conteúdo dos artigos é de exclusiva responsabilidade dos autores.

 

2 - FORMATO E PREPARAÇÃO DO TRABALHO (Tipografia)

Todos os arquivos devem estar completos e revisados, segundo as “Diretrizes para autores” desta revista. Devem ser preparados utilizando o editor de texto Microsoft Word® 2007 ou posterior, conforme as seguintes especificações:

  • Fonte: Calibre; tamanho: 12 (exceto: notas de rodapé, citações de mais de três linhas, fontes de ilustrações e tabelas - tamanho 10);
  • Folha: formato A4 (210 x 297 mm);
  • Margens inferior, superior e direita de 2 cm; margens esquerda 3 cm;
  • Formatação em coluna única;
  • Espaço entre linhas 1.5 em todo o artigo;
  • Recuo especial de 1,25 cm no início de cada parágrafo (1ª linha); equivalente a 1 Tab;
  • Numeração sequencial de páginas na parte superior direita (cabeçalho) em algarismos arábicos;
  • Numeração sequencial das linhas (Word: Layout > Número de linhas> Contínuo).

 

3 - TIPOS DE ARTIGOS

A Revista Inova Ciência e Tecnologia aceita submissões de Artigos Originais, Artigos de Revisão e Comunicações (Notas Científicas e Técnicas). Todos os trabalhos, independente do tipo, devem estar de acordo com as “Diretrizes aos Autores”.

Artigos Originais: devem conter, no mínimo, 10 páginas e, no máximo 20, incluindo figuras e tabelas; devem apresentar as seguintes seções: Título em português, Resumo com no mínimo 200 e no máximo 250 palavras, Palavras-chave, Título em inglês, Abstract, Keywords, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão (ou a combinação destes), Conclusões ou Considerações finais e Referências; os títulos de cada seção devem ser grafados em letra maiúscula, negrito e centralizados.

Artigos de Revisão: devem conter entre 10 e 20 páginas, incluindo figuras e tabelas; devem apresentar: Título em português, Resumo com no mínimo 200 e no máximo 250 palavras, Palavras-chave, Título em inglês, Abstract, Keywords, Introdução, Desenvolvimento, Considerações finais e Referências; os títulos de cada seção devem ser grafados em  letra maiúscula, negrito e centralizados.

Comunicações (Notas Científicas/Técnicas): não devem exceder 10 páginas, incluindo figuras e tabelas; as normas para elaboração são as mesmas das do Artigo Original, exceto nos seguintes pontos: o Resumo deve conter 150 palavras; o trabalho deve conter, no máximo 10 páginas; e o número de referências deve limitar-se a 15; quando a Nota for redigida em português, deve conter também Abstract e Keywords e, quando redigida em inglês, deve conter também Resumo e Palavras-chave.

 

4 - ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

NBR ABNT 10520/2023 e 6023/2020, com adaptações

Cada manuscrito deve apresentar os itens a seguir, de acordo com seu tipo.

Os dados dos autores devem ser preenchidos na Página de Metadados (principalmente telefone de contato e link do Currículum Lattes e ORCID) e em documento a parte, conforme orientações no item 1 - Política Editorial (Metadados).

TÍTULO no idioma principal do trabalho: deve ser conciso e indicar o conteúdo do trabalho; deve estar centralizado, em negrito e em maiúscula; não deve possuir sigla ou fórmula; não deve conter nome científico, exceto de espécies pouco conhecidas (neste caso, apresentar somente o nome binário); não deve ultrapassar o limite de 15 palavras; deve conter palavras que facilitem a recuperação do trabalho por índices desenvolvidos por bases de dados que catalogam a literatura.

TÍTULO no segundo idioma do trabalho: estando o trabalho em português, o segundo título deve ser apresentado em inglês e vice-versa; deve ser inserido logo abaixo das palvras-chave e ser construído com as mesmas indicações atribuídas ao Título no idioma original do trabalho. Indicar com chamada de rodapé se é produto de Programas de Pós-graduação, para indexação.

Dados de submissão, aprovação e publicação do artigo:

Submetido em .../.../...     Aprovado em .../.../...

Received: May 31, 2012 Accepted: June 19, 2012 Online Published: August 8, 2012


doi:10.46921/rict-ano-xxxx  URL: http://dx.doi.org/10.46921/rict-ano-xxxx

RESUMO e ABSTRACT: devem conter no máximo 250 palavras cada um, ser elaborado com frases sucintas e em um só parágrafo; não devem repetir o título; cada frase deve ser uma informação; NÃO devem apresentar citações; devem ser iniciados por uma breve frase introdutória, que justifique o trabalho, seguida pelos objetivos, objeto estudado, material e métodos (metodologia), resultados mais importantes e conclusões; toda e qualquer sigla deve vir precedida da forma por extenso. Todo trabalho deve conter Resumo (em português) e Abstract (em inglês). A palavra resumo deverá ser alinhada à esquerda, escrita em letra maiúscula, negrito e espaçamento simples. O mesmo se aplica ao Abstract.

Palavras-chave e Keywords: devem respeitar o limite mínimo de três e máximo de cinco, tanto em português quanto em inglês; devem estar grafadas com a primeira letra em maiúscula, separadas por ponto final, em ordem alfabética, com informações que permitam a compreensão e a indexação do trabalho; não são aceitas palavras que já constem no Título. Todo trabalho deve conter Palavras-chave (em português) e Keywords (em inglês).

 

As SEÇÕES deverão ser grafadas em MAIÚSCULA, destacadas em negrito, à esquerda na página e numeradas.

INTRODUÇÃO: explanação de forma clara e objetiva do problema investigado ou das hipóteses do trabalho; não deve ultrapassar duas páginas; deve abordar a pertinência e relevância do trabalho, além de conter apenas citação de referências específicas, visando estabelecer relação com trabalhos publicados sobre o assunto; no final da Introdução, como último parágrafo, deve-se apresentar a hipótese científica e os objetivos do estudo.

MATERIAL E MÉTODOS: devem apresentar a seguinte sequência lógica: descrição do local, período de realização da pesquisa, delineamento experimental e tratamentos, materiais e técnicas utilizadas, análise estatística utilizada bem como as transformações dos dados; tratamentos e variáveis devem ser bem detalhados, porém deve-se evitar o uso de abreviações ou siglas; técnicas e procedimentos de rotina devem ser apenas referenciados; as informações devem ser suficientes para que outros pesquisadores possam repetir o experimento.

DESENVOLVIMENTO (exclusivo para Artigos de Revisão): deve ser escrito de forma crítica, apresentando a evolução do conhecimento, as lacunas existentes e o estado atual da arte, com base no referencial teórico disponível na literatura coligida.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: devem interpretar os resultados do trabalho de forma consistente, evitando comparações desnecessárias, isto é, as novas descobertas devem ser confrontadas com o conhecimento já obtido; comparações, quando pertinentes, devem ser discutidas e redigidas de forma a facilitar a compreensão do leitor; dados não apresentados não podem ser discutidos; tabelas e figuras não devem ser repetidas, no entanto, todos os seus dados devem ser discutidos; deve-se evitar o uso de nomes de variáveis e tratamentos abreviados. Resultados podem ser apresentados como uma subseção do texto ou juntamente com a discussão.

CONCLUSÕES ou CONSIDERAÇÕES FINAIS: devem ser apresentadas em frases sucintas, sem comentários adicionais, com o verbo no presente do indicativo; não devem ser uma repetição dos resultados e devem responder aos objetivos expressos no trabalho; não podem consistir em um resumo dos resultados; devem apresentar as novas descobertas da pesquisa. É onde são apresentadas as considerações correspondentes aos objetivos e/ou hipóteses sugeridos.

GLOSSÁRIO, APÊNDICE E ANEXOS (opcional)

AGRADECIMENTOS: incluir Agências de Fomento, instituições que de alguma forma possibilitaram a realização da pesquisa e/ou pessoas que colaboraram com o estudo, mas que não preencheram os critérios para serem co-autores.

Citações no texto:

ABNT 10520/2023 e 6023/2020, com adaptações

Citações bibliográficas devem ser dispostas no sistema autor-data. Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título incluído na sentença devem ter a primeira letra em maiúscula e as demais, minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser todas em letras maiúsculas. Exemplos: 

  • Santos et al. (2012) avaliaram o acúmulo... ...seguindo recomendações propostas por Silva e Queiroz (2002).
  • ...favorecendo aumento do teor de carbono orgânico total geralmente nos primeiros cinco cm de profundidade (D’ANDRÉA et al., 2004; LOVATO et al., 2004; ARGENTON et al., 2005), que associado com raízes em decomposição...

Citações no corpo do texto: se o(s) autor(es) for(em) citado(s) entre parênteses, deve(m) estar(em) com  as letras maiúsculas, separadas por ponto e vírgula e em ordem cronológica.

  • Exemplos: (FERREIRA; SOUZA, 2009; CASTRO et al., 2010); mais de três autores (FERREIRA et al., 2009).

Quando o nome do autor estiver incluído na sentença (frase/oração), deve estar grafado fora do parêntese com as iniciais maiúsculas e com a indicação da data dentro do parênteses.

  • Exemplo: ... conforme observações de Ferreira e Souza (2009).

Para mais de três autores, em citações dentro ou fora dos parênteses, deve-se apresentar o primeiro nome seguido da expressão “et al.”; 

  • Exemplos : (FERREIRA et al., 2009). Ferreira e Souza et al. (2009).

Obs: toda a bibliografia utilizada e citada no texto deverá, obrigatoriamente, estar na lista de referências, assim como, toda a lista de referências deve estar citada no texto.

REFERÊNCIAS:

Referências: devem estar de acordo com as normas da ABNT NBR 6023:2018 Versão Corrigida:2020 com adaptações.

Referenciando periódicos

Autor, A. A.; Autor BB. Título do artigo. Título abreviado do periódico. Ano de publicação; volume: páginas inicial e final. DOI.
A abreviatura dos periódicos pode ser verificada em: https://www.library.caltech.edu/journal-title-abbreviations. Exemplos:

Todas as referências devem ser ordenadas alfabeticamente e os autores devem ser listados.  Ao final de cada referência, insira o número "DOI", se disponível. Para isso, os autores devem pesquisar os metadados das referências no site do Crossref ( https://doi.crossref.org/simpleTextQuery) e copiar o DOI sempre que disponível.

A seguir seguem alguns exemplos:

Deve-se respeitar a seguinte formatação: espaço simples, alinhadas à margem esquerda, listadas em ordem alfabética pelo sobrenome; devem contemplar toda e somente a bibliografia citada no texto; títulos incluídos nas referências devem estar grafados em negrito; incluir o link DOI disponíveis.

O artigo deve possuir, no máximo, 25 referências para artigo científico, 30 para artigo de revisão e 15 para comunicações, sendo a maioria oriunda de periódicos recentes (últimos cinco anos). Citar todos os autores. Não use et al.

Exemplos:

  • Livro:

SARRUGE, J. R.; HAAG, H. P. Análises químicas em plantas. Piracicaba: ESALQ, 1974. 56 p.

  • Capítulo de livro:

WILLIAMS, E. S. Canine distemper. In: WILLIAMS, E. S.; BARKER, I. K. (Eds.). Infectious diseases of wild mammals. 3. ed. Ames: Iowa State University Press, 2001. p. 50-58.

  • Periódicos físicos:

Estrutura: AUTORES, INICIAIS. Título do artigo. Título do Jornal . Ano, v.(Nº), série de páginas . Disponível em: URL ou DOI. Acesso em: dia, mês, ano.

BENIAICH A., SILVA, M.L.N., GUIMARÃES, D.V., BISPO, D.F.A. Assessment of soil erosion in olive orchards (Olea europaea L.) under cover crops management systems in the tropical region of Brazil. Rev. Bras. Cienc. Solo. 2020;44:e0190088.   https://doi.org/10.36783/18069657rbcs20190088  Acesso em: 24/07/2020.

  • Teses e Dissertações (deve ser evitada a utilização; buscar artigos pulicados a partir destas):

GUEDES, E. M. S. Atributos químicos e físicos de um Latossolo Amarelo argiloso e produção de soja em sistemas de manejo, no município de Paragominas/PA. 2009. 75 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém, 2009.

  •  Trabalhos de congresso e outros eventos (deve ser evitada a utilização/citação):

SAMPAIO, L.A.; MINILLO, A. Alimentação de larvas do peixe-rei marinho (Odontesthes argentinensis) com diferentes taxas de arraçoamento.  In: ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE AQUICULTURA, 3., 1995, Ibirubá, RS.  Anais...  Ibirubá: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1995. 161p.  p.34-43.

  • Publicações eletrônicas:

SOBRENOME, (iniciais do nome). Título, subtítulo, edição, local, editora, data da publicação, páginas.

Estrutura: AUTORES, INICIAIS. Título do artigo. Título do Jornal . Ano, v.(Nº), série de páginas. Disponível em: URL ou DOI. Acesso em: dia, mês, ano.

BENIAICH, A.; SILVA, M. L. N.; GUIMARÃES, D. V.; BISPO, D. F. A.; AVANZI, J. C.; CURI, N.; PIO, R.; DONDEYNE, S. Assessment of soil erosion in olive orchards (Olea europaea L.) under cover crops management systems in the tropical region of Brazil. Rev. Bras. Cienc. Solo. 2020;44:e0190088.    https://doi.org/10.36783/18069657rbcs20190088  Acesso em: 23 março 2021.

SILVA, M. S.; SILVA, L. R. D.; SILVA, S. M.; SOBRINHO, R. S. D. Qualidade de jaca dura (Artocarpus heterophylus) minimamente processada armazenada em diferentes temperaturas. SENGE-PB, 2009. Disponível em: http:/www.sengepb.com.br/site/wp-content/uploads/2009/12/t023.pdf. Acesso em: 05 maio 2010.

  • Legislação:

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 27, de 13 de janeiro de 1998. Aprova o Regulamento Técnico referente à Informação Nutricional Complementar (declarações relacionadas ao conteúdo de nutrientes), constantes do anexo desta Portaria. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 jan. 1998.

 

TABELAS

O título e o número (numeradas com algarismos arábicos) devem ser indicados na parte superior da tabela destacados em negrito, tamanho 12 e espaço simples. A fonte deve ser indicada na parte inferior, sem negrito, tamanho 10 e espaço simples. O título e a fonte da tabela são alinhados à esquerda. Se  estas forem autorais escrever - Fonte: Elaborados pelos autores.

Tabela 2 – Produção de algodão no Brasil, no período 2015-2017

 

Fonte: Elaborado pelos autores (2022)

ou

Fonte: Silva et al. (2022)

Título autoexplicativo, claro e conciso; não devem ser utilizadas linhas verticais; linhas horizontais devem aparecer para separar o título do cabeçalho e este do conteúdo, além de uma ao final, na base da tabela; devem ser editadas em Microsoft Word® 2007 ou posterior; não devem ser importadas do Excel® ou Powerpoint®; elementos enviados no formato de imagem não serão aceitos e acarretarão atrasos na avaliação e na publicação do trabalho; cada valor presente na tabela deve ser digitado em células distintas, centralizado e alinhado; as tabelas devem ser dimensionadas da seguinte forma: largura de uma coluna (8 cm) ou de uma página (16 cm).

 

FIGURAS

São considerados figuras todos os gráficos, desenhos, mapas, diagramas e fotografias usados para ilustrar o texto; devem estar inseridas no corpo do texto, de modo que proporcionem melhor fluxo de leitura e compreensão do texto como um todo; caso haja texto dentro da figura, este deve acompanhar o idioma do trabalho e estar legível; toda figura deve ser citada no texto, apresentar legenda e fonte de origem; toda legenda deve indicar à que figura se refere; figuras não-originais (de outro autor ou trabalho) devem conter, no rodapé, a fonte de origem; não serão aceitas figuras que repitam as informações das tabelas; não devem ser utilizadas linhas de borda na área de plotagem e nem na área do gráfico (figura); nos gráficos, as designações das variáveis dos eixos X e Y devem ter iniciais maiúsculas, seguidas das unidades entre parênteses.

O título e o número (numeradas com algarismos arábicos) devem ser indicados na parte superior da figura destacados em negrito, tamanho 12 e espaço simples. A fonte deve ser indicada na parte inferior, sem negrito, tamanho 10 e espaço simples. O título e a fonte da tabela são alinhados à esquerda. Se  estas forem autorais escrever - Fonte: Elaborados pelos autores.

Figura 3 – Produção bibliográfica dos campi do IFTM de 2015 a 2020.

Fonte: Elaborados pelos autores (2021).

5 - NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE FIGURAS

1. As figuras podem ser feitas em softwares de preferência dos autores (Excel, Sigma Plot, etc.), devendo ser inseridas e enviadas em formato TIFF ou JPG com resolução mínima de 300 dpi. Para fotos e mapas, coloridos ou não, deve-se utilizar resolução de 150 a 300 dpi.

2. Quadros, tabelas e figuras devem ser inseridos no corpo do texto logo após a sua chamada. As palavras quadro, tabela e figura no texto devem ser indicadas com inicial em maiúscula e em negrito (Tabela 1.  Taxa de acúmulo de...  Figura 3 – Produção bibliográfica do...).

3. Nas figuras, os títulos devem ser inseridos no cabeçalho; no rodapé, as fontes dos dados das mesmas. Quando a fonte for os próprios autores citar:

  Fonte: Elaborado pelos autores (2022).

4. As figuras deverão ter largura máxima de 80 mm ou 160 mm. 

5. Os títulos e a escala dos eixos x e y deverão ser em Calibre tamanho 11. As linhas dos eixos e demais linhas (e.g., curvas de regressão) deverão ter espessura de 0,3 mm. Todas as informações contidas no interior da figura (e.g., equações, legendas) deverão ser em Calibre tamanho 10 ou no mínimo 8. São dispensáveis as bordas, direita e superior, em gráficos. 

6. Todas as figuras deverão ser inseridas convenientemente no texto logo após a sua chamada, consecutivamente e em números arábicos. As figuras deverão ser inseridas no texto por meio do comando “Inserir→Imagem/Figura→Arquivo”.

7. As figuras podem ser constituídas por múltiplos gráficos, tanto na horizontal como na vertical, respeitando a largura máxima de 160 mm e 80 mm, respectivamente. Quando se tratar de figuras com vários gráficos, os mesmos deverão ser identificados por letras (A, B, C, D) em maiúsculo entre parênteses, fonte Calibre tamanho 11. 

8. As equações deverão ser escritas no aplicativo MS Equation, Math Type ou similares (centralizadas). A indicação da numeração da equação deve ser alinhada a direita e entre parênteses.

 x2 y2 -z2 + 1 =30                                                       (1)

x2 + y/1 n + = 9                                                         (2)

 

Uso de unidades: nos exemplos seguintes, o formato correto é o que se encontra no lado direito da igualdade: 10 horas = 10 h; 32 minutos = 32 min; 5 l (litros) = 5 L; 45 ml = 45 mL; l/s = L s-1; 27oC = 27 oC; 0,14 m3/min/m = 0,14 m3 min-1m-1; 100 g de peso/ave = 100 g de peso por ave; g por planta = g/planta; 2 toneladas = 2 t; mm/dia = mm d-1; 2x3 = 2 x 3 (com espaçamento); 45,2 - 61,5 = 45,2-61,5 (sem espaçamento). A unidade de % deve estar junto ao número (Ex.: 45%); quando, no texto, existirem valores numéricos seguidos, deve-se colocar a unidade somente no último valor (Ex.: 20 e 40 m; 56,0, 82,5 e 90,2%); quando for pertinente, deve-se deixar os valores numéricos com, no máximo, duas casas decimais; as grandezas devem ser expressas no SI (Sistema Internacional) e a terminologia científica deve seguir as convenções internacionais de cada área em questão.

Siglas e abreviações: se a sigla for lida como uma palavra e contiver mais de três letras, apenas a letra inicial deve ser grafada em maiúscula; nos demais casos (siglas até três letras e as que são lidas letra a letra, sem formar palavra) todas as letras devem ser grafadas em maiúsculas; o nome por extenso de uma instituição deve ter apenas a primeira letra de cada nome em maiúscula; a abreviação do título da Revista Inova Ciência e Tecnologia deve ser utilizada em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 Termos em latim: devem-se apresentar os termos em latim em itálico, exceto para o termo "et al."

 Termos estrangeiros: devem ser mantidos em destaque somente termos específicos, ressaltados no manuscrito; palavras incorporadas à língua portuguesa não devem ser destacadas (Ex.: marketing, e-mail, software etc.).

 

6. TEMPLATE

Este documento é um modelo (i.e. template) para o Microsoft Word 2019 ou superior criado para que você possa usá-lo para preparar seu artigo. Ele está disponível no enlace: Template_Inova

Ciências Agrárias - Agronomia

Avaliação duplo-cega

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.