Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista Inova Ciência e Tecnologia / Innovative Science and Technology Journal - RICT / ISTJ é um periódico de divulgação científica publicado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) Uberaba, MG, Brasil, e tem por missão divulgar o conhecimento produzido pela comunidade científica das áreas de Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra e Ciências Humanas.
O objetivo desta revista é publicar artigos originais e inéditos, elaborados em Português e Inglês, nas áreas de Agronomia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciência da Computação e Educação.
Os trabalhos submetidos à publicação somente poderão ser enviados pelo site Revista Inova Ciência e Tecnologia, e nas seguintes formas: artigos ou notas científicas/técnicas.
O trabalho submetido à publicação deverá ser cadastrado no portal da revista. O cadastro deverá ser preenchido pelo autor correspondente que deverá colar um e-mail no arquivo word, de termo de concordância com a submissão, de cada co-autor.
Processo de Avaliação pelos Pares
O anonimato é garantido durante todo o processo de arbitragem, formado pelas etapas descritas abaixo:
ETAPA I: Análise, julgamento e classificação pelo Editor Chefe
Nessa etapa, todos os artigos serão submetidos a pré-análise pelo Editor Chefe.
Os trabalhos serão avaliados e classificados considerando os critérios de adequação aos objetivos da Revista Inova Ciência e Tecnologia / Innovative Science and Technology Journal - RICT / ISTJ e de respeito às normatizações descritas neste, quanto à estrutura, à linguagem e à formatação utilizadas para a escrita do documento.
Consideram-se aspectos como escopo, apresentação do artigo segundo as normas da revista, formulação do objetivo de forma clara, clareza da redação, fundamentação teórica, atualização da revisão da literatura, coerência e precisão da metodologia, resultados com contribuição significativa (aplicando o critério da relevância relativa, pelo qual são selecionados trabalhos com contribuição científica mais significativa), discussão dos fatos observados em relação aos descritos na literatura, qualidade das tabelas e figuras, originalidade e consistência das conclusões.
Os artigos pré-selecionados poderão ser devolvidos ao(s) autor(es) para reformulação, antes de serem encaminhados para o Editor Associado.
Os trabalhos aprovados no processo descrito na ETAPA I serão Enviados para Avaliação e designado ao Editor Associado.
ETAPA II: Análise, julgamento e classificação pelos Editores Associados (Editor de Área)
Os Editores Associados são os responsáveis pela análise no tocante à pertinência e à contribuição científica do trabalho apresentado com base na área de conhecimento submetido.
ETAPA III: Análise, julgamento e classificação pelos Avaliadores.
Se o Editor julgar que o manuscrito atende aos critérios iniciais este designará pelo menos dois Revisores (avaliadores científicos) a serem denegados.
A revisão por pares é duplo-cega. Em caso de decisão divergente os editores podem enviar para um terceiro revisor.
ETAPA IV: Decisão Editorial.
A partir dos pareceres e sugestões dos Avaliadores sobre o artigo, a Equipe Editorial poderá decidir por uma das possibilidades:
- Aceitar a submissão
- Rejeitar a submissão
- Solicitar Modificações ao autor com poucas modificações
- Solicitar Modificações ao autor para Submeter a nova rodada de avaliação
O autor correspondente será notificado das decisões.
Entretanto, o(s) autor(es) tem (têm) o direito de não acatá-las mediante justificativa expressa, que será analisada pela Equipe Editorial.
Salienta-se que, independente dos pareceres dos Revisores, cabe à equipe Editorial, em qualquer etapa de análise a decisão final sobre a aprovação do artigo e o direito de sugerir ou solicitar modificações no texto, julgadas necessárias.
ETAPA V: Edição de Texto
Após aprovação, o artigo é encaminhado para revisão de idiomas e de normas. Quando necessário, os autores serão solicitados a realizarem os ajustes.
Após o ACEITE os autores não mais poderão requerer o arquivamento da submissão.
ETAPA VI: Edição de Layout
O texto final é designado para edição de layout (Diagramação) conforme template.
ETAPA VII: Leitura de Prova
Após a diagramação o artigo é enviado ao autor correspondente na forma de documento pdf, para revisão final (leitura de prova), o qual comunicará à Equipe Editorial sobre eventuais correções e alterações.
Um Leitor de prova da Equipe Editorial será designado para realizar a revisão final da revista.
ETAPA VIII: Publicação
Após as incorporações, pela equipe de editoração, das correções solicitadas, os arquivos em formato pdf são disponibilizados na Portal da Periódicos do IFTM.
Os assuntos, dados e conceitos emitidos nesta Revista, são de exclusiva responsabilidade dos autores.
Os prazos máximos para devolução de artigos corrigidos por parte do(s) autor(es) são de 20 dias para a 1ª versão e de 10 dias para a 2ª versão a contar da data da correspondência encaminhada ao(s) autor(es) pelo Editor.
Periodicidade
A partir de 2021, a revista RICT passou a ser uma publicação de fluxo contínuo, em volume anual único e sem numeração, deixando a periodicidade semestral dos últimos anos.
Nesse formato, os artigos de cada volume serão publicados ao longo do ano, à medida que ficam prontos, individualmente, sem a necessidade de fechamento de números ou fascículos.
Ao final de cada ano os artigos publicados irão compor o volume anual.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Ética na pesquisa
A Revista Inova Ciência e Tecnologia zela pelo mais alto padrão ético em seu processo de avaliação e não admite casos de má conduta seja pela Equipe Editorial ou por Autores.
Todos os Autores, Editores e Revisores são encorajados a estudarem e seguir as orientações do Committee on Publication Ethics - COPE (http://publicationethics.org) em todas as etapas do processo.
Todas as suspeitas de má conduta que venham a tona serão investigadas pelo Editor-Chefe sob o mais alto rigor até que sejam esclarecidas. Por outro lado, serão publicadas correções, esclarecimentos, retratações e desculpas quando necessário.
Autores ao submeterem artigos para avaliação os autores devem seguir as orientações abaixo.
- Observar os critérios de atribuição de autoria incluindo somente pesquisadores envolvidos na pesquisa e não incluir como co-autor nomes que não tenham participado do trabalho.
- Citar e referenciar corretamente todos os dados e interpretações de dados de outras publicações.
- Relatar qualquer potencial conflito de interesse de todos os autores.
- Informar todas as fontes de financiamento.
- Submeter para publicação apenas artigos inéditos e que todos os dados são verdadeiros e autênticos, não podendo ter sido submetidos a qualquer outra publicação.
- Oferecer retratações ou correções de erros, quando for solicitado pelo editor.
Avaliadores ao receberem convite para avaliar um artigo devem seguir as orientações abaixo.
- Recusar o convite caso tenham quaisquer potenciais conflitos de interesse.
- Realizar a avaliação eles próprios observando o mais completo rigor.
- Aceitar convites somente quando estejam capazes de realizar a avaliação dentro do prazo estipulado.
- Informar sobre artigo relevante publicado e que não foi citado;
- Manter sigilo absoluto sobre os artigos revisados.
Editores devem sempre seguir as orientações abaixo.
- Zelar para garantir a mais imparcial avaliação por pares possível.
- Garantir o anonimato de Revisores e Autores.
- Avaliar e investigar todos os casos e suspeitas de má conduta e falta de ética.
- Impedir que interesses financeiros possam comprometer os padrões éticos da publicação;
- Certificar que não há plágio e que não existem dados fraudulentos.
Patrocinador
Fontes de Apoio
Reitoria do IFTM
Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação - PROPI
Histórico do periódico
A revista começou a ser publicada em 2015 em número único.
Em 2016 foram publicados três números. De 2017 a 2020 a publicação passou a ser semestral com dois números anuais.
A partir de 2021 a RICT adotou a publicação contínua dos artigos.
Ao final de cada ano os artigos publicados serão reunidos em uma edição completa e disponibilizado em formato eletrônico.