DESEMPENHO AGRONÔMICO DE CULTIVARES DE FEIJÃO CAUPI EM FUNÇÃO DA DENSIDADE DE PLANTAS
Palavras-chave:
Densidade populacional, feijoeiro, Vigna unguiculata (L.) Walp.Resumo
O feijão-caupi, popularmente conhecido como fradinho ou feijão-de-corda, é amplamente cultivado na região norte e nordeste do país, porém possui baixos níveis de produtividade, devido a tecnologia empregada. A escolha da cultivar, bem como a população de plantas adotada é de suma importância para atingir produtividades elevadas. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o desempenho agronômico de quatro cultivares de feijão-caupi, semeadas em regime de sequeiro, na região de Uberaba – MG. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, num esquema fatorial 4x4, com quatro repetições. Os tratamentos constituíram de quatro cultivares de feijão-caupi (BRS Itaim, BRS Novaera, BRS Tumucumaque e BRS Guariba) e quatro densidades de semeadura (60.000, 100.000, 140.000 e 180.000 plantas ha-1). As variáveis avaliadas foram: altura de inserção da primeira vagem, comprimento de vagem, número de grãos por vagem, massa de 100 grãos e produtividade. Verificou-se que não houve interação entre os fatores estudados. As cultivares que apresentaram melhor desempenho agronômico foram, BRS Guariba, BRS Tumucumaque e BRS Itaim.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor correspondente se responsabiliza pela declaração em nome de todos os autores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em repositório institucional ou como capítulo de livro, desde que citem a Revista Inova Ciência e Tecnologia.
Como o acesso aos artigos da Revista é gratuito, estes não poderão ser utilizados para fins comerciais.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores. No entanto, os editores poderão proceder a ajustes textuais, de adequação às normas da Revista, ortográfico e gramatical, visando manter o padrão culto da língua e a credibilidade.
Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (n. 9609, de 19/02/98).