MARCAS PRÓPRIAS: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E TENDÊNCIA DE COMPRA NO MUNICÍPIO DE UBERABA - MG

Maria Eduarda DA Silva Chagas, Antenor Roberto Pedroso da Silva

Resumo


 Um produto de marca própria caracteriza-se por ser um produto vendido ou comercializado exclusivamente pela organização que detém o controle da marca e que normalmente não possui unidade produtora. Assim, estes produtos acabam atraindo o consumidor pelo preço acessível, quase sempre menores que as marcas tradicionais, e que ainda apresentam, perceptivamente pelos compradores, alguns atributos de boa qualidade. O objetivo do trabalho foi pesquisar como as marcas próprias influenciam o comportamento do consumidor uberabense e saber se, na realidade, estas marcas estão ganhando o mercado de marcas tradicionais, principalmente no ramo alimentício. As pesquisas foram realizadas com consumidores do município de Uberaba-MG. Foi elaborado um questionário sobre o consumo de produtos de Marcas Próprias na cidade de Uberaba. Este questionário foi aplicado entre os meses de março e abril de 2017, contendo sete perguntas acerca do assunto, sendo o mesmo lançando em redes sociais para que os potenciais consumidores pudessem responderem. Obtivemos, no total, foram 26 respostas. A análise demonstrou que 68% das pessoas sabem o que é um produto de marca própria e 32% não tem conhecimento, porém, somente 59,1% já compraram esses produtos. Foi constatado também que dos produtos consumidos por eles, a maioria é do ramo alimentício. Neste caso específico, mais de 90% dos pesquisados se interessam por esse tipo de produto e comprariam o mesmo. Portanto, um grande mercado a ser trabalhado.


Palavras-chave


marcas próprias, comportamento do consumidor, marketing.

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Referências


KOTLER, P. Administração de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2007, 540 p.

MACÊDO, M. M. C. Orientação para elaboração do trabalho final – Brasília – Fundação Getúlio Vargas, 2001, 35 p.


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