DESEMPENHO AGRONÔMICO DE CULTIVARES DE FEIJÃO CAUPI EM FUNÇÃO DA DENSIDADE DE PLANTAS

Taynara Tuany Borges Valeriano, Rodrigo de Morais Borges, Fernando da Silva Almeida, Onésio Francisco da Silva Neto, Márcio José de Santana, Kárita Almeida Silva

Resumo


 O feijão-caupi, popularmente conhecido como fradinho ou feijão-de-corda, é amplamente cultivado na região norte e nordeste do país, porém possui baixos níveis de produtividade, devido a tecnologia empregada. A escolha da cultivar, bem como a população de plantas adotada é de suma importância para atingir produtividades elevadas. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o desempenho agronômico de quatro cultivares de feijão-caupi, semeadas em regime de sequeiro, na região de Uberaba – MG. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, num esquema fatorial 4x4, com quatro repetições. Os tratamentos constituíram de quatro cultivares de feijão-caupi (BRS Itaim, BRS Novaera, BRS Tumucumaque e BRS Guariba) e quatro densidades de semeadura (60.000, 100.000, 140.000 e 180.000 plantas ha-1). As variáveis avaliadas foram: altura de inserção da primeira vagem, comprimento de vagem, número de grãos por vagem, massa de 100 grãos e produtividade. Verificou-se que não houve interação entre os fatores estudados. As cultivares que apresentaram melhor desempenho agronômico foram, BRS Guariba, BRS Tumucumaque e BRS Itaim.

 


Palavras-chave


Densidade populacional; feijoeiro; Vigna unguiculata (L.) Walp.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Avaliação Qualis-Capes confirma a importância da revista científica do IFTM

A Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal (RICT/ISTJ), publicada pela EDITORA IFTM, é bem avaliada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Confira a classificação por áreas no Qualis-CAPES 2017:

ENSINOB3
EDUCAÇÃOB4
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMOB4
CIÊNCIAS AGRÁRIAS IB5
ENGENHARIAS I (Ciência da Computação)B5
CIÊNCIA DOS ALIMENTOSC

O Qualis 2017 é um conjunto de procedimentos utilizados pela CAPES para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação.

Atualmente, a Revista Inova Ciência & Tecnologia possui 6 indexadores:

Indexadores

Abbreviated key title         Rev. Inova Ciênc. Tecnol. (Online)