CONCEPÇÃO DE MEIO AMBIENTE SOB A VISÃO DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ITUIUTABA-MG

Autores

  • Mônica Miguel de Paula Professora da Educação Básica de Ituiutaba-MG e Aluna do Curso de Pós Graduação em Ciências Ambientais, Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Triângulo Mineiro, Ituiutaba-MG; monicampaula@hotmail.com. Telefone: (034) 99973-2953
  • Flávio Caldeira Silva Professor orientador, Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Triângulo Mineiro, Ituiutaba-MG; flaviocaldeira@iftm.edu.br.
  • Ubiramar Ribeiro Cavalcante Professor co-orientador, Universidade Estadual de Minas Gerais, Ituiutaba-MG; ubiramarrc@gmail.com
  • Franciene Cabral da Silva Professora da Educação Básica, Universidade Federal de Uberlândia – FACIP, Ituiutaba-MG; franciene.c@hotmail.com

Palavras-chave:

Percepção, Sociedade, Natureza.

Resumo

O presente artigo pauta-se em analisar as concepções ambientais dos alunos do 6° ano do ensino fundamental de uma escola pública de Ituiutaba, MG e a partir delas, planejar ações por meio de intervenções, para trabalhar a temática. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa em que adotamos como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica, que foi baseada em documentos oficias e autores de referência na temática. Utilizamos também a pesquisa de campo tendo como sujeitos participantes alunos do 6ª ano do ensino fundamental. O corpus empírico foi composto por aplicação de questionário para 120 estudantes, contendo, assim, 12 imagens que representavam para os alunos o que era meio ambiente. Os resultados obtidos neste estudo apontam que os alunos possuem uma visão naturalista sobre meio ambiente, deixando de lado a visão mais ampla e correta e, principalmente, não se inserindo como parte desde meio. Observa-se a necessidade de trabalhar o conceito de forma interdisciplinar para que se possa construir junto aos alunos o conceito correto e promover a educação ambiental.

Referências

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL, Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999. Política Nacional de Educação Ambiental. Brasília: 1999.

CONAMA, Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução CONAMA nº 306, de 5 de julho de 2002. Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais. Brasília: 2002.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio básico da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.

GUIMARÃES, M. A dimensão Ambiental na educação. Campinas-SP: Papirus, 2005.

MENDONÇA, F. de A. Geografia e meio ambiente. 8. Ed. São Paulo: contexto, 2008, p. 82.

_________________. Geografia socioambiental. In: Mendonça, Francisco. Kozel, Salete (org.). Epistemologia da geografia contemporânea. Curitiba: ed. Da UFPR, 2002, p. 121-144

MINAYO, M. C. de S. Trabalho de campo: contexto de observação, interação e descoberta. In: Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de janeiro: vozes, 2008.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. 3 ed. Petrópolis, RJ: vozes, 2010.

SANTOS, M. A natureza do espaço: Técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Edusp. 384 p., 2002.

SANTOS, C. F. dos. SILVA, A. J. A importância da educação ambiental no ensino infantil com a utilização de recursos tecnológicos. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 4-19, out.2016/mar. 2017.

SEGURA, D. de S. B. Educação Ambiental na escola pública: da curiosidade ingênua à consciência crítica. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2001.

Downloads

Publicado

27-12-2018

Como Citar

Paula, M. M. de, Silva, F. C., Cavalcante, U. R., & Silva, F. C. da. (2018). CONCEPÇÃO DE MEIO AMBIENTE SOB A VISÃO DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ITUIUTABA-MG. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, 70–73. Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/229

Edição

Seção

Ciências Humanas - Educação