BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO PARA ESTABELECIMENTOS DE GELADOS COMESTÍVEIS

Autores

  • FERNANDA BARBOSA BORGES JARDIM
  • Karina Aparecida Damasceno
  • Laila Matos Pereira
  • Leticia Camila Rodrigues Santos
  • Luiza Resende Vilela
  • Ivone Maria de Melo Carneiro
  • Maurício de Oliveira
  • Gisele Remy Rodrigues da Cunha
  • Adilson Caetano da Silva

Palavras-chave:

Extensão, Gelados comestíveis, Legislação, Segurança alimentar

Resumo

As empresas que fabricam e/ou comercializam gelados comestíveis são representadas por estabelecimentos, em geral, de pequeno e médio portes. Alguns locais funcionam ilegalmente ou atendem parcialmente os requisitos sanitários básicos. O projeto objetivou desenvolver ações de diagnóstico e capacitação em boas práticas em estabelecimentos industrializadores e comercializadores varejistas de gelados comestíveis de Uberaba, MG, de forma a possibilitar a profissionalização das atividades ligadas ao setor. Três estabelecimentos foram selecionados e a equipe aplicou um check-list inicial para verificação das condições higiênica sanitárias e estabeleceu um plano de ação para correção das não conformidades. Também, foi realizada análise microbiológica da água utilizada no processamento de gelados comestíveis e oferecido dois minicursos de capacitação de manipuladores de alimentos.  Os estabelecimentos foram classificados como alto risco, uma vez que não atendiam a 100% dos itens referentes à pasteurização e ao controle da potabilidade da água e/ou 0 a 50% de atendimento dos demais itens. Houve melhoras em itens como potabilidade da água, capacitação de manipuladores e procedimentos corretos de higienização, porém os estabelecimentos não se adequaram quanto ao controle de pasteurização. Nos minicursos com carga-horária de 2 horas cada, houve transferência de conhecimentos com abordagem dos temas higiene pessoal, contaminantes em alimentos, manipulação higiênica dos alimentos e doenças transmitidas por alimentos, permitindo compartilhamento de experiências e apoio significativo dos parceiros Vigilância Municipal, Secretaria Regional de Saúde, Sindicato de Panificação e equipe de extensão. O projeto teve grande importância para a saúde pública, resultando em melhoriais condições-higiênico sanitárias nos estabelecimentos de gelados comestíveis.

Referências

BRASIL, Ministério da Saúde. Resolução RDC nº 12, de 2 de janeiro de 2001. Aprova o regulamento técnico sobre padrões microbiológicos para alimentos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 10 jan. 2001. Disponível em: < http://www.abic.com.br/publique/media/CONS_leg_resolucao12-01.pdf>. Acesso em: 04 maio 2016.

BRASIL, Ministério da Saúde. Resolução RDC nº 267, de 25 de setembro de 2003. Regulamento técnico de boas práticas de fabricação para estabelecimentos industrializadores de gelados comestíveis e a lista de verificação das boas práticas de fabricação para estabelecimentos 33 industrializadores de gelados comestíveis. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/legis/resol/2003/rdc/267_03rdc.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2016.

Downloads

Publicado

23-11-2017

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA