MÍDIAS SOCIAIS: UM ESTUDO SOB A PERSPECTIVA DO MARKETING DIGITAL E SUA INFLUÊNCIA SOBRE O CONSUMIDOR DA GERAÇÃO Z (NATIVOS DIGITAIS)

Autores

  • Fernando Silvério da Cruz Mestre em Assessoria de Administração pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto – ISCAP. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM, Câmpus Patos de Minas
  • Ana Patrícia Pinto de Lima PhD em Marketing Management pela ISCTE-IUL Business School Lisbon. Lisboa – Portugal. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto – ISCAP.

Palavras-chave:

Mídias sociais, Marketing digital, Geração Z (Nativos digitais), Decisão de compra.

Resumo

Na perspectiva do marketing digital, o objetivo geral é investigar se os jovens consumidores nativos digitais, estudantes de um Instituto Federal, são influenciados pelas mídias sociais e, em caso afirmativo, em que medida se dá essa influência. O método utilizado foi o quantitativo com coleta de dados via questionário “SurveyMonkey”, os quais foram analisados por meio do software estatístico “SPSS” aplicado considerando-se alunos da geração Z, de um Instituto Federal. Foram obtidas 354 respostas. Recorreu-se às análises de estatística descritiva e inferencial. Também foi utilizado o teste qui-quadrado com nível de significância < ou = a 5%. As mídias sociais influenciam os jovens consumidores nativos digitais, na sua decisão de comprar, portanto devem ser usadas nas estratégias de marketing digital pelas empresas. A Geração Z afirma-se assim como uma geração ativa no Mundo Digital, com comportamentos relevantes para as marcas e empresas, sendo necessário continuar a prestar atenção a este fenômeno de mercado. O estudo mostrou a existência de envolvimento dos participantes na interação com as empresas, sendo estes influenciados por ações das empresas nas mídias sociais. Há também interação via mídias sociais com outros usuários para compartilhar suas experiências de compra. Por fim, os dados revelam que os jovens consumidores nativos digitais, participantes do estudo, são influenciados pelas mídias sociais a comprar bens ou serviços pela internet. Os resultados apresentados contribuem para aspectos acadêmicos e de gestão, pois ao basear-se no perfil desse consumidor em potencial, pode-se perceber quais as mídias sociais que mais influenciam esses jovens em sua tomada de decisão em relação à compra.

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Publicado

03-02-2020

Como Citar

Cruz, F. S. da, & Pinto de Lima, A. P. (2020). MÍDIAS SOCIAIS: UM ESTUDO SOB A PERSPECTIVA DO MARKETING DIGITAL E SUA INFLUÊNCIA SOBRE O CONSUMIDOR DA GERAÇÃO Z (NATIVOS DIGITAIS). Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, 6(1), 69–79. Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/886

Edição

Seção

Ciências Sociais e Aplicadas / Admin. (Logística/Gestão)