EFEITO DO EXTRATO DE TIRIRICA NO ENRAIZAMENTO E DESENVOLVIMENTO INICIAL DA AMOREIRA-PRETA
Palavras-chave:
Estaquia, Propagação vegetativa, Fitormônios, Morus spp., Cyperus rotundus L.Resumo
A produção de mudas de amoreira-preta (Morus spp.) via sementes é inviável, pois elas apresentam baixo índice de germinação e um curto período de viabilidade. O cultivo dessa espécie frutífera, por meio de propagação vegetativa, utilizando reguladores vegetais ou de bioextratos naturais para promoção do enraizamento de estacas tem sido objeto de interesse,principalmente, da agricultura familiar. Assim, o presente trabalho objetivou avaliar o comportamento de enraizamento e do desenvolvimento de estacas amoreira-preta submetidas a diferentes concentrações de bioextrato de tiririca (Cyperus rotundus L.). Foram confeccionadas estacas lenhosas de 14 cm de comprimento, com diâmetro de 0,5 a 1,0 cm, as quais foram cortadas retas 0,5 cm abaixo da primeira gema e cortadas em bisel no ápice. As estacas foram imersas 0,7 cm da parte basal, por 10 minutos, em bioextrato de C. rotundus, obtido a partir de tubérculos frescos, nas seguintes concentrações: 0; 20; 40; 60; 80 e 100%. Oexperimento foi conduzido em casa de vegetação. Procedeu-se à avaliação, aos 40 dias, do número de folhas, comprimento do maior ramo, nível de enraizamento, massa fresca e seca da parte aérea e de raiz e porcentagem de mudas viáveis. O aumento das concentrações do bioextrato de C. rotundus influi positivamente no enraizamento e desenvolvimento inicial de Morus spp., sendo as concentrações de 80 e 100% as que apresentaram melhores resultados na maioria dos parâmetros avaliados. Vale ressaltar que os níveis de auxinas endógenas das estacas são suficientes para estímulo do enraizamento, não sendo exigência a complementação destas com reguladores vegetais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor correspondente se responsabiliza pela declaração em nome de todos os autores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em repositório institucional ou como capítulo de livro, desde que citem a Revista Inova Ciência e Tecnologia.
Como o acesso aos artigos da Revista é gratuito, estes não poderão ser utilizados para fins comerciais.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores. No entanto, os editores poderão proceder a ajustes textuais, de adequação às normas da Revista, ortográfico e gramatical, visando manter o padrão culto da língua e a credibilidade.
Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (n. 9609, de 19/02/98).