AS TDIC NA FORMAÇÃO DE SUJEITOS CONSCIENTES DE SUAS RESPONSABILIDADES SOCIOAMBIENTAIS: REFLEXÃO E AÇÃO SOBRE O DESPERDÍCIO DE MERENDA ESCOLAR
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Educação Ambiental, Educação.Resumo
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) vêm alterando o comportamento da civilização contemporânea, tornando-a dependente dos recursos digitais para a realização dos afazeres cotidianos e das atividades intelectuais. No Ensino de Ciências, a integração tecnológica tem sido discutida como uma importante alternativa para o processo de ensino, visto que esses recursos facilitam a interação dos educandos com os conceitos expostos pelo professor, promovendo um processo dinâmico e cooperativo de aprendizagem. Entre as várias TDIC relatadas na literatura, temos a animação, a simulação, o podcast e a interação, como exemplos de recursos digitais aplicados à aprendizagem de Ciências. A pesquisa teve como objetivos analisar e estabelecer a formação de uma consciência ambiental e social com a utilização das TDIC, sobretudo referentes ao desperdício de alimento. Os resultados alcançados pela abordagem qualitativa refletiram a importância das TDIC no currículo de Ciências, tornando os alunos (co) autores do seu próprio aprendizado e atores no processo de conscientização da comunidade escolar sobre o desperdício de alimento.Referências
BARRO, M. R.; FERREIRA, J. Q.; QUEIROZ, S. L. Blogs: aplicação na educação em Química. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 30, 2008, p. 10-15.
BRASIL. Lei 9.795, de 27.04.1999. Dispõe sobre Educação Ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasilia, DF, 28 abr. 1999.
CATAPAN, A. H. Pedagogia e tecnologia : a comunicação digital no processo pedagógico. Educação, Porto Alegre, ano 26., 50, p. 1–14, 2003.
COSTA, M. L. C. Colaboração e grupo de estudos: perspectivas para o desenvolvimento profissional de professores de matemática no uso de tecnologia. Campina Grande, 2011. 204 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, 2011.
DAGOSTIN, D.; RIPPA, R. A utilização das TDICS como ferramenta interativa no processo de ensino – aprendizagem da disciplina química no ensino superior. In: ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2014, São Carlos. Anais... São Carlos: [s.n.], 2014. p. 1-14.
FONSECA, E. A. A. ; BARRÉRE, E. Possibilidades e desafios na utilização e seleção de TDIC para o ensino de matemática em escolas públicas In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA, 6., 2013, Canoas. Anais... Canoas: ULBRA, 2013. p. 1-12.
FRAGA, V. M. et al.. Blog como recurso didático pedagógico no ensino de ciências: as tecnologias de ensino na era dos nativos digitais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 8., 2011, Campinas. Anais...Campinas: ABRAPEC, 2011.
JESUS, P. M.; GALVÃO, R. R. O.; RAMOS, S. L. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na educação: desafios, riscos, e oportunidades. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, 4., 2012, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: CEFET, 2012.
KENSKI, V. M. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 10, p. 47–56, 2003.
LIMA, M. E. C.C.; MARTINS, C. M. C.; PAULA, H. F. (Orgs). Ensino de Ciências por Investigação – ENCI. Belo Horizonte: UFMG, 2009.
MORAN, J. M. O vídeo na sala de aula. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 2, p. 27-35, 1995.
PRENSKY, M.: Digital Natives Digital Immigrants. In: PRENSKY, Marc. On the Horizon. NCB University Press, v. 9, n. 5, 2001.
ROSA, P. F.; CARVALHINHO, L. A. D. A educação ambiental e o desporto na natureza : uma reflexão crítica sobre os novos paradigmas da educação ambiental e o potencial do desporto como metodologia de ensino. Movimento - Revista da Escola de Educação Física da UFRGS, Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 259-280, 2012.
SANTANA, C. M. H.; PINTO, A. C.; COSTA, C. J. S. A. A utilização das TDIC em contextos de formação inicial de professores. In: SEMINÁRIO NACIONAL DO EDAPECI, 6., 2015, Maceió. Anais... Maceió: UFAL, 2015. p. 352-366.
SANTOS, V. R. DOS; SILVA, F. B. DA. Uso de TDICs favorecendo aulas de Ciências. In: SALÃO DE INICIAÇÃO CIÊNTIFICA, 26., 2014, Campus do Vale. Anais... Campus do Vale: UFRGS, 2014.
SILVA, C. F.; COSTA, M. L. C. Um estudo bibliográfico sobre o uso das TDICS e a inclusão digital nas aulas de matemática. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO, 2014, Campina Grande. Anais... Campinha Grande: CEPESI, 2014.
SILVA, M. D. F. A.; ALBUQUERQUE, M. A. M. A geografia escolar e as dificuldades em romper com o tradicionalismo na prática pedagógica. In: SEMINÁRIO REGIONAL NORTE E NORDESTE DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA, 3., 2012, João Pessoa. Anais... João Pessoa: UFPB, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor correspondente se responsabiliza pela declaração em nome de todos os autores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em repositório institucional ou como capítulo de livro, desde que citem a Revista Inova Ciência e Tecnologia.
Como o acesso aos artigos da Revista é gratuito, estes não poderão ser utilizados para fins comerciais.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores. No entanto, os editores poderão proceder a ajustes textuais, de adequação às normas da Revista, ortográfico e gramatical, visando manter o padrão culto da língua e a credibilidade.
Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (n. 9609, de 19/02/98).