Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino de Ciências: uso do laboratório virtual We Sapiens para a aprendizagem de histologia
DOI:
https://doi.org/10.46921/rict2021-1005Palavras-chave:
Ensino de ciências, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Laboratório virtual, HistologiaResumo
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) vêm sendo bastante discutidas no cenário educacional como alternativas que potencializam as práticas pedagógicas diversificando o processo de ensino-aprendizagem. No Ensino de Ciências, as TDIC podem romper a barreira da abstração presente nos processos naturais e estimular o raciocínio e a construção do conhecimento dos alunos, uma vez que possibilitam o acesso a uma diversidade de informações e recursos fundamentais para a construção de conceitos científicos por meio da interpretação, avaliação e reflexão. Nesse cenário, objetivamos analisar de que maneira o Laboratório Virtual We Sapiens pode contribuir com o processo de ensino-aprendizagem de Histologia no Ensino de Ciências. Os resultados alcançados pelo estudo de caso refletiram a importância das TDIC no currículo de Ciências. Assim, o Laboratório Virtual de Histologia We Sapiens colaborou para a construção de conceitos científicos relativos aos tecidos biológicos, permitindo aos educandos analisarem estruturas microscópicas de difícil compreensão.
Referências
ARAUJO, L. M. P. DE; CARVALHO, S. C. As contribuições das TDICs para o ensino de línguas estrangeiras. In: ENCONTRO VIRTUAL DE DOCUMENTAÇÃO EM SOFTWARE LIVRE e CONGRESSO INTERNACIONAL DE LINGUAGEM E TECNOLOGIA ONLINE, 11., 8., 2014, Belo Horizonte. Anais...[online]. Belo Horizonte: Evidosol/Ciltec, 2014. p. 1-5.
ARTUSO, A. R. O uso da hipermídia no ensino de física : possibilidades de uma aprendizagem significativa. 2006. 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2006.
BARROS, S. D. S.; REZENDE, F. A hipermídia e a aprendizagem de ciências: exemplos na área de física. A Física na Escola, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 63–68, 2005.
CASTRO, A. L. Tecnologias digitais de informação e comunicação e o ensino de funções quadráticas: contribuições para a compreensão das diferentes representações. 2011. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, 2011.
DIAS, C. M. D. P. C. Multimédia como recurso didático no Ensino da Biologia: reflexão sobre a prática na sala de aula. 2012. 131 f. Dissertação (Mestrado em Didática das Ciências) - Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012.
DOTTA, S. C. A Tecnologia aplicada ao ensino de ciência. In: ENCONTRO ESTADUAL DE NOVAS TECNOLOGIAS PARA O APERFEIÇOAMENTO CIENTÍFICO - ENTEC, 2., 2006, Recife. Anais... Recife: Faculdade Marista, 2006. p. 1-28.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Tradução Rosisca Darcy de Oliveira. 4.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
LIMA, M. E. C. C.; MARTINS, C. M. D. C.; PAULA, H. F. Ensino de ciências por investigação – ENCI. Belo Horizonte: UFMG/ FaE/ CECIMIG, 2009. v.3. p.118.
MACHADO, D. I.; SANTOS, P. L. V. A. dA C. Avaliação da hipermídia no processo de ensino e aprendizagem da física : o caso da gravitação. Ciência & Educação, Bauru, v. 10, n. 1, p. 75–100, 2004.
MELEIRO, A.; GIORDAN, M. Hipermídia no ensino de modelos atômicos. Química Nova na Escola, n. 10, p. 17–20, 1999.
MINAS GERAIS. Secretaria do Estado de Educação. Conteúdo Básico Comum: CBC de ciências. Belo Horizonte: SEE, 2007. Disponível em: <https://www2.educacao.mg.gov.br /images/Ciencias.pdf>. Acesso em: 04 ago. 2021.
RANGEL, F. O.; SANTOS, L. S. F.; RIBEIRO, C. E. Ensino de física mediado por tecnologias digitais de informação e comunicação e a literacia científica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 29, n. especial 1, p. 651-677, 2012.
SANTOS, T. S. Do artesanato intelectual ao contexto virtual: ferramentas metodológicas para a pesquisa social. Sociologias, Porto Alegre, v. 11, n. 21, p. 120-156, 2009.
SANTOS, V. R. dos; SILVA, F. B. da. Uso de TDICs favorecendo aulas de ciências. In: SALÃO DE INICIAÇÃO CIÊNTIFICA, 26., 2014, Campus do Vale. Anais... Capus do Vale: UFRGS, 2014.
TEIXEIRA, M. G.; SHIMIZU, R. D.; UIEDA, V. S.; DINIZ, R. E. S. Hipermídia como um importante recurso didático para o ensino fundamental. In: PRÓ REITORIA DE GRADUAÇÃO DA UNESP. (Org.). Livro eletrônico dos Núcleos de Ensino da UNESP. 4.ed. São Paulo: UNESP, 2007. v. 1. p. 659–667.
VARY, J. P. (Ed.) Report of the expert meeting on virtual laboratories. USA: International Institute of Theoretical and Applied Physics; Paris: Unesco, 1999. p. 10-12. Disponível em: <https://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download? doi=10.1.1.105.2177&rep=rep1&type=pdf>. Acesso em: 04 ago. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor correspondente se responsabiliza pela declaração em nome de todos os autores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em repositório institucional ou como capítulo de livro, desde que citem a Revista Inova Ciência e Tecnologia.
Como o acesso aos artigos da Revista é gratuito, estes não poderão ser utilizados para fins comerciais.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores. No entanto, os editores poderão proceder a ajustes textuais, de adequação às normas da Revista, ortográfico e gramatical, visando manter o padrão culto da língua e a credibilidade.
Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (n. 9609, de 19/02/98).