Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino de Ciências: uso do laboratório virtual We Sapiens para a aprendizagem de histologia

Autores

  • Fabrício Thiago Moura Oliveira Escola Estadual Maurílo de Jesus Peixoto e Escola Estadual Professora Elza Moreira Lopes. Sete Lagoas, MG, Brasil
  • Isa Beatriz Cruz Neves Universidade Federal da Bahia (UFBA), Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC). Salvador, BA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46921/rict2021-1005

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Laboratório virtual, Histologia

Resumo

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) vêm sendo bastante discutidas no cenário educacional como alternativas que potencializam as práticas pedagógicas diversificando o processo de ensino-aprendizagem. No Ensino de Ciências, as TDIC podem romper a barreira da abstração presente nos processos naturais e estimular o raciocínio e a construção do conhecimento dos alunos, uma vez que possibilitam o acesso a uma diversidade de informações e recursos fundamentais para a construção de conceitos científicos por meio da interpretação, avaliação e reflexão. Nesse cenário, objetivamos analisar de que maneira o Laboratório Virtual We Sapiens pode contribuir com o processo de ensino-aprendizagem de Histologia no Ensino de Ciências. Os resultados alcançados pelo estudo de caso refletiram a importância das TDIC no currículo de Ciências. Assim, o Laboratório Virtual de Histologia We Sapiens colaborou para a construção de conceitos científicos relativos aos tecidos biológicos, permitindo aos educandos analisarem estruturas microscópicas de difícil compreensão.

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Publicado

23-09-2021

Como Citar

Oliveira, F. T. M., & Neves, I. B. C. (2021). Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino de Ciências: uso do laboratório virtual We Sapiens para a aprendizagem de histologia. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, 7, e0211005. https://doi.org/10.46921/rict2021-1005

Edição

Seção

Ciências Humanas - Educação