AS CONTRIBUIÇÕES DO ENTORNO FAMILIAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE DE UMA PESSOA DEFICIENTE VISUAL: um estudo de caso

Autores

  • Daniela Parada Fabian Bióloga, Mestre em Educação. Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba - MG. Brasil. dpfabian@gmail.com

Palavras-chave:

Ambiente familiar, Comportamento, Situação social do desenvolvimento.

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal compreender a participação do entorno familiar no desenvolvimento da personalidade de uma pessoa com deficiência visual, da infância à fase adulta. Os objetivos específicos deste estudo são: fundamentar o estudo de casos sobre as implicações da situação social no desenvolvimento do sujeito da pesquisa, no percurso de suas idades psicológicas; analisar as implicações do entorno familiar no seu desenvolvimento, no percurso de suas idades psicológicas; correlacionar as contribuições do entorno familiar ao desenvolvimento da personalidade do sujeito da pesquisa, no decorrer de toda a sua vida. Como metodologia utilizei o referencial teórico baseado em Vigotski, Leontiev, Luria e Elkonin para a revisão de literatura e Gil, Bauer e Jovchelovitch para a coleta de dados e realização do estudo de caso a partir de Entrevista Narrativa. Para os referidos autores, estudar o desenvolvimento infantil significa estudar a passagem da criança de um degrau evolutivo a outro e a mudança de sua personalidade dentro de cada período evolutivo, que tem lugar em condições históricas sociais concretas. O interesse em realizar esta pesquisa surgiu a partir do contato com algumas crianças, em minhas práticas de ensino, numa instituição para deficientes visuais, durante o ano de 2004. In loco constatei que alguns indivíduos, apesar de terem as mesmas deficiências, apresentavam modos diferentes de perceber os fatos e o ambiente e que isto poderia estar de certo modo relacionado ao entorno familiar, em algum momento do seu desenvolvimento, sendo por isso merecedores de estudos mais detalhados. Compreendo, com base nos resultados apresentados, que a participação da situação social do desenvolvimento, tendo como foco principal o entorno familiar, repercutiu na formação da personalidade e no desenvolvimento do sujeito da pesquisa, de maneira e condizente com os objetivos previamente considerados importantes.

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Publicado

06-12-2016

Como Citar

Fabian, D. P. (2016). AS CONTRIBUIÇÕES DO ENTORNO FAMILIAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE DE UMA PESSOA DEFICIENTE VISUAL: um estudo de caso. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, (2), 49–57. Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/135

Edição

Seção

Ciências Humanas - Educação