AS CONTRIBUIÇÕES DO ENTORNO FAMILIAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE DE UMA PESSOA DEFICIENTE VISUAL: um estudo de caso
Palavras-chave:
Ambiente familiar, Comportamento, Situação social do desenvolvimento.Resumo
Este artigo tem como objetivo principal compreender a participação do entorno familiar no desenvolvimento da personalidade de uma pessoa com deficiência visual, da infância à fase adulta. Os objetivos específicos deste estudo são: fundamentar o estudo de casos sobre as implicações da situação social no desenvolvimento do sujeito da pesquisa, no percurso de suas idades psicológicas; analisar as implicações do entorno familiar no seu desenvolvimento, no percurso de suas idades psicológicas; correlacionar as contribuições do entorno familiar ao desenvolvimento da personalidade do sujeito da pesquisa, no decorrer de toda a sua vida. Como metodologia utilizei o referencial teórico baseado em Vigotski, Leontiev, Luria e Elkonin para a revisão de literatura e Gil, Bauer e Jovchelovitch para a coleta de dados e realização do estudo de caso a partir de Entrevista Narrativa. Para os referidos autores, estudar o desenvolvimento infantil significa estudar a passagem da criança de um degrau evolutivo a outro e a mudança de sua personalidade dentro de cada período evolutivo, que tem lugar em condições históricas sociais concretas. O interesse em realizar esta pesquisa surgiu a partir do contato com algumas crianças, em minhas práticas de ensino, numa instituição para deficientes visuais, durante o ano de 2004. In loco constatei que alguns indivíduos, apesar de terem as mesmas deficiências, apresentavam modos diferentes de perceber os fatos e o ambiente e que isto poderia estar de certo modo relacionado ao entorno familiar, em algum momento do seu desenvolvimento, sendo por isso merecedores de estudos mais detalhados. Compreendo, com base nos resultados apresentados, que a participação da situação social do desenvolvimento, tendo como foco principal o entorno familiar, repercutiu na formação da personalidade e no desenvolvimento do sujeito da pesquisa, de maneira e condizente com os objetivos previamente considerados importantes.
Referências
BAUER, M. W.; JOVCHELOVITCH, S. Entrevista narrativa. In: BAUER, M. W.; GASKELL (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. v. 1, p. 90-113.
DUARTE, D. A formação do indivíduo, consciência e alienação: o ser humano na psicologia de A. N. Leontiev. Cad. Cedes, Campinas, v. 24, n. 62, p. 44-63, abr. 2004.
ELKONIN, D. Sobre el problema de la periodización del desarrollo psíquico en la infancia: In: La psicología evolutiva y pedagógica en la URSS (Antología). Moscú: Progreso, 1987, p. 104-124.
GIL, A. C. Como delinear um estudo de caso. In:______. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. p.137-143.
GIL, A. C. Estudo descritivo. In:______. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. (45 a 54)
LEONTIEV, A. N. Actividad conciencia y personalidad. Havana: Editorial Pueblo y Educación, 1978. p. 261-284.
LEONTIEV, A. N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKII, L. S; LURIA, A.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone/Edusp, 2012. p. 59-83.
LONGAREZI, A. M.; PUENTES, A. M. (Org.). Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: EDUFU, 2013.
NUERNBERG, A. H. Contribuições de Vigotski para a educação de pessoas com deficiência visual. Psicologia em Estudo, Maringá, v.13, n. 2, p. 307-316, 2008.
RETINA BRASIL, Retinose pigmentar. Disponível em:
<http://retinabrasil.org.br/site/doencas/retinose-pigmentar/> Acesso em: 07 maio 2015.
VYGOTSKI, L. S. (n.d.). El problema del entorno. Universidade de Havana. 1935. (Trabalho não publicado)
______. Los problemas fundamentales de La Defectologia contemporânea. In: VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas V – fundamentos de defectologia. Traducción Julio Guillermo Blank. Moscú: Editorial Pedagógica, 1983a. p. 11- 40.
______. El defecto y la compensación. In:VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas V – fundamentos de defectologia. Traducción Julio Guillermo Blank. Moscú: Editorial Pedagógica, 1983b. p. 41- 58.
______. Acerca de la Psicología y la Pedagogía de la defectividad infantil. In: VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas V – fundamentos de defectologia. Traducción Julio Guillermo Blank. Moscú: Editorial Pedagógica, 1983c. p. 73- 95.
______. El niño ciego. In:VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas V – Fundamentos de defectologia. Traducción Julio Guillermo Blank. Moscú: Editorial Pedagógica, 1983d. p. 99- 113.
______. La coletividade como factor de desarrollo del niño deficiente. In: VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas V – Fundamentos de defectologia. Traducción Julio Guillermo Blank. Moscú: Editorial Pedagógica, 1983e. p. 213 – 234.
______. El problema de la edad. In: Obras escogidas. T. IV, 2 ed. Madrid: Visor, 1997, p. 251-273.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor correspondente se responsabiliza pela declaração em nome de todos os autores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em repositório institucional ou como capítulo de livro, desde que citem a Revista Inova Ciência e Tecnologia.
Como o acesso aos artigos da Revista é gratuito, estes não poderão ser utilizados para fins comerciais.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores. No entanto, os editores poderão proceder a ajustes textuais, de adequação às normas da Revista, ortográfico e gramatical, visando manter o padrão culto da língua e a credibilidade.
Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (n. 9609, de 19/02/98).