IMPLICAÇÕES DO ENTORNO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
Aprendizagem, Entorno escolar, Situação social do desenvolvimento.Resumo
O presente artigo apresenta a situação social do desenvolvimento de uma pessoa com deficiência visual, no percurso de suas idades psicológicas como categoria central de análise para o estudo. O objetivo principal deste estudo foi relacionar as implicações do entorno escolar deste sujeito com a formação da sua personalidade, nas idades psicológicas estudadas. A metodologia empregada foi o estudo de caso e a fundamentação teórica, a Teoria Histórico-Cultural. Para a coleta de dados, foi elaborado um formulário de perguntas, aplicado conforme as diretrizes da Entrevista Narrativa, com posterior análise dos dados na variante da análise temática. Durante a análise, foram observados aspectos relativos à importância do estudo prévio da situação social do desenvolvimento do sujeito da pesquisa para melhor avaliação dos aspectos relacionados à formação da personalidade, à atribuição da devida importância ao planejamento dos recursos didático-pedagógicos nas aulas, à observação da deficiência visual sob o prisma das potencialidades implícitas do sujeito, e não nas suas deficiências, e da plena participação da pessoa com deficiência visual no processo de ensino-aprendizagem. Concluiu-se que o papel da escola trouxe implicações emocionais que, em um primeiro momento, poderiam ser consideradas responsáveis pela interrupção dos estudos do deficiente, e pelos aspectos conflituosos da sua personalidade, mas posteriormente passariam a ser fontes para a superação de desafios oriundos da deficiência, pela interação entre a percepção do entorno, os aspectos da personalidade e os elementos do entorno escolar do sujeito estudado.Referências
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