IMPLICAÇÕES DO ENTORNO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Daniela Parada Fabian Bióloga, Mestre em Educação. Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba - MG. Brasil. danielapfabian@gmail.com Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Palavras-chave:

Aprendizagem, Entorno escolar, Situação social do desenvolvimento.

Resumo

O presente artigo apresenta a situação social do desenvolvimento de uma pessoa com deficiência visual, no percurso de suas idades psicológicas como categoria central de análise para o estudo. O objetivo principal deste estudo foi relacionar as implicações do entorno escolar deste sujeito com a formação da sua personalidade, nas idades psicológicas estudadas. A metodologia empregada foi o estudo de caso e a fundamentação teórica, a Teoria Histórico-Cultural. Para a coleta de dados, foi elaborado um formulário de perguntas, aplicado conforme as diretrizes da Entrevista Narrativa, com posterior análise dos dados na variante da análise temática. Durante a análise, foram observados aspectos relativos à importância do estudo prévio da situação social do desenvolvimento do sujeito da pesquisa para melhor avaliação dos aspectos relacionados à formação da personalidade, à atribuição da devida importância ao planejamento dos recursos didático-pedagógicos nas aulas, à observação da deficiência visual sob o prisma das potencialidades implícitas do sujeito, e não nas suas deficiências, e da plena participação da pessoa com deficiência visual no processo de ensino-aprendizagem. Concluiu-se que o papel da escola trouxe implicações emocionais que, em um primeiro momento, poderiam ser consideradas responsáveis pela interrupção dos estudos do deficiente, e pelos aspectos conflituosos da sua personalidade, mas posteriormente passariam a ser fontes para a superação de desafios oriundos da deficiência, pela interação entre a percepção do entorno, os aspectos da personalidade e os elementos do entorno escolar do sujeito estudado.

Referências

ANDRE, M. E. D. A de. Estudos de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liber livros, 2005. 68 p.

BAUER, M.W.; JOVCHELOVITCH, S. Entrevista narrativa. In: BAUER, M. W.; GASKELL (Orgs.); GUARESCHI, P. A. (Trad.) Pesquisa qualitativa com texto: imagem e som: um manual prático. 12. ed. Petrópolis : Vozes, 2014. v. 1, p. 90-113.

BERNARDES, M. E.; MOURA, M. O. de. Mediações simbólicas na atividade pedagógica. Educação e Pesquisa. v. 35, n. 3, p. 463-478, set./dez. 2009.

CAMPOLINA, L. O de. A escola em sua dimensão reprodutiva: possibilidades e limites de inovação na educação. In: TUNES, E. (Org.) Sem escola, sem documento. Rio de Janeiro: E-papers, 2011. 155 p.

ELKONIN, D. Sobre el problema de la periodización del desarrollo psíquico en la infancia: In: La Psicología evolutiva y Pedagógica en la URSS: antología, Moscou Progreso, 1987. p. 104-124.

GIL, A. C. Como delinear um estudo de caso. In:__________. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. p. 137-143.

LEONTIEV, A. N. Actividad conciencia y personalidad. Havana: Pueblo y Educación, 1978. p. 261-284.

MELLO, S. A. Algumas implicações pedagógicas da escola de Vygotsky para a educação infantil. Pro-Posições. v. 10, n.1, (28), p. 18-27, mar. 1999.

NUERNBERG, A.H. Contribuições de Vigotski para a educação de pessoas com deficiência visual. Psicologia em Estudo, Maringá v.13, n. 2, p. 307-316, 2008.

RETINA BRASI. Retinose pigmentar. Disponível em:

<http://retinabrasil.org.br/site/doencas/retinose-pigmentar/> Acesso em: 07 maio. 2015.

VYGOTSKI, L. S. Los problemas fundamentales de la defectologia contemporânea. In:______. Obras escogidas V: fundamentos de defectologia. Traducción Julio Guillermo Blank. Moscú: Editorial Pedagógica, 1983a. p. 11- 40.

VYGOTSKI, L. S. El defecto y la compensación. In:______. Obras escogidas V : fundamentos de defectologia. Traducción Julio Guillermo Blank. Moscú: Editorial Pedagógica, 1983b. p. 41- 58.

VYGOTSKI, L. S. Principios de la educación de los niños fisicamente deficientes. In: ______. Obras escogidas V: fundamentos de defectologia. Traducción Julio Guillermo Blank. Moscú: Editorial Pedagógica, 1983c. p. 59- 72.

VYGOTSKI, L. S. Acerca de la Psicología y la Pedagogía de la defectividad infantil. In: ______. Obras escogidas. V: fundamentos de defectologia. Traducción Julio Guillermo Blank. Moscú: Editorial Pedagógica, 1983d. p. 73- 95.

VYGOTSKI, L. S. El niño ciego. In: ______. Obras escogidas. V: fundamentos de defectologia. Traducción Julio Guillermo Blank. Moscú: Editorial Pedagógica, 1983e. p. 99- 113.

VYGOTSKI, L. S. La coletividade como factor de desarrollo del niño deficiente. In: ______. Obras escogidas. V: fundamentos de defectologia. Traducción Julio Guillermo Blank. Moscú: Editorial Pedagógica, 1983f. p.213- 234.

VYGOTSKI, L. S. El problema de La edad. In: Obras Escogidas. T. IV. Segunda Edición. Madrid: Visor, 1997, p. 251-273.

______. Quarta aula: a questão do meio na pedologia. VINHA, M. P. (Trad.). Psicologia, USP, São Paulo, v.21, n.4, p.681- 701. 2010.

Downloads

Publicado

05-06-2017

Como Citar

Fabian, D. P. (2017). IMPLICAÇÕES DO ENTORNO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE CASO. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, 2(3), 54–63. Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/134

Edição

Seção

Ciências Humanas - Educação