AEE/EJA NA CONSTRUÇÃO DE SABERES SIGNIFICATIVOS
Palavras-chave:
Experiência no AEE. Alfabetização na EJA. Construção do conhecimentoResumo
Neste trabalho, proponho-me relatar a experiência vivenciada durante as atividades de intervenções realizadas com uma das minhas alunas matriculada na Educação de Jovens e Adultos (EJA) encaminhada aos Atendimentos Educacionais Especializados (AEE) de uma instituição pública de ensino na rede municipal de Uberaba/MG. Este estudo se caracteriza como descritivo-narrativo, tipo relato de experiência. As atividades foram desenvolvidas com aluna matriculada na EJA 1º segmento/1º período com idade acima dos 30 anos. Percebeu-se que o espaço educacional AEE se configurou em um instrumento facilitador/mediador na construção do conhecimento, apresentando-se como um ambiente de interação, fortalecendo ações e atividades, permitindo a articulação dos conteúdos curriculares com os saberes prévios trazidos do cotidiano do aluno público da EJA. As intervenções foram direcionadas com objetivo de alfabetizar academicamente uma aluna adulta com fala comprometida em função da fissura labial e palatina (CID 10: Q37.5 – Fenda dos palatos duro e mole com fenda labial unilateral). Tais intervenções contribuíram com o fortalecimento da autoestima, autoconfiança e quebra de paradigma que aluna entendia como causa/consequência do seu não aprendizado acadêmico. Posso antecipar o resultado parcial que a aluna passou, de acordo com a teoria da Psicogênese da língua escrita, do nível Pré-silábico para Alfabético resultando em um empoderamento e, consequentemente, a permanência da aluna na EJA e no AEE, fato que, relatado pela aluna, ainda não havia acontecido em todas suas tentativas de inserção em meios acadêmicos.
Referências
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