TECNOLOGIAS ASSISTIVAS DISPONÍVEIS AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA E SEUS EDUCADORES

Autores

  • Rutiléia Maria de Lima Portes IFTM - Reitoria

Palavras-chave:

Tecnologia assistiva. Formação de professores. Pessoas com deficiência.

Resumo

Este trabalho tem por finalidade relatar as experiências vivenciadas pelos integrantes do projeto “Tecnologias assistivas disponíveis aos alunos com deficiência e seus educadores”, cujas atividades aconteceram no período de abril a novembro de 2016. Este ocorreu em continuidade ao projeto “biblioteca de tecnologias assistivas do IFTM”, finalizado no ano de 2015. O objetivo principal consistiu na catalogação e composição de um acervo constituído por tecnologias assistivas destinadas às pessoas com deficiência nos dias atuais. Tendo em vista as várias modalidades de tecnologia assistiva, buscou-se apenas pelas novas tecnologias, ou seja, aquelas que envolvem a informática com o intuito de possibilitar ou facilitar o acesso à informação da pessoa com deficiência e ao conhecimento, bem como à interação nos meios/ambientes sociais comuns a todos. O projeto abrange tecnologias assistivas na sua variedade de instrumentos e procedimentos auxiliares e muitas vezes determinantes na vida de quem possui algum tipo de deficiência (física, sensorial e intelectual), transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. Ao fim da catalogação, foi oferecido um curso de formação a 16 educadores da Escola Uberaba e do Instituto dos Cegos do Brasil Central – ICBC – sobre como baixar, instalar e utilizar as ferramentas assistivas catalogadas. Tal experiência foi de grande relevância e aprendizado tanto para os alunos bolsistas que ministraram as aulas como para as professoras que participaram do curso. Vários tutoriais de tecnologias assistivas foram construídos e já postados numa plataforma virtual que esperamos aperfeiçoar e disponibilizar no próximo ano a partir da continuidade deste projeto em sua terceira versão.

Biografia do Autor

Rutiléia Maria de Lima Portes, IFTM - Reitoria

Possui Mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba (2009). Especialização em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade de Formiga-MG (2004); Graduação em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga (1999) . Atualmente é Professora Horista no Centro de Ensino Superior de Uberaba - (CESUBE) - Disciplina Metodologia Científica; Bibliotecária do Setor Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba-MG. Atuação principalmente nos seguintes temas: Metodologia científica, Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação e Tecnologias, Formação de Professores, Leitura, Bibliotecas escolares, Atividades culturais, Biblioteca e Formação de leitores.

Downloads

Publicado

24-04-2018

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA