PROJETO RONDON, UMA EXPERIÊNCIA DE VIDA E CIDADANIA PARA PROFESSORES DO IFTM CAMPUS UBERLÂNDIA

Autores

  • Susana Elisa Rieck IFTM - Reitoria

Palavras-chave:

Extensão. Vivência. Experiência. Dificuldades.

Resumo

No ano em que o Projeto Rondon comemora seu cinquentenário de atuação no Brasil, professores do IFTM Campus Uberlândia relembram sua participação em sete operações desde 2011. O Projeto Rondon incentiva a participação de IE a desenvolverem um plano de trabalho, previamente escolhido, para atuar em um município brasileiro com baixo IDH. As experiências vivenciadas em diferentes regiões do Brasil são aprendizados para alunos universitários que serão preparados para muitos desafios profissionais futuros. São relatadas algumas dificuldades encontradas e como foram contornadas gerando um aprendizado que sobrepõe aos conhecimentos adquiridos durante a vida acadêmica. A participação nas operações agrega valores profissionais e pessoais importantes na formação do aluno, mas professores experientes e pós-graduados também têm a oportunidade de repensar e reagir, transformando sua vida profissional e pessoal.

Biografia do Autor

Susana Elisa Rieck, IFTM - Reitoria

Possui Mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba (2009). Especialização em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade de Formiga-MG (2004); Graduação em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga (1999) . Atualmente é Professora Horista no Centro de Ensino Superior de Uberaba - (CESUBE) - Disciplina Metodologia Científica; Bibliotecária do Setor Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba-MG. Atuação principalmente nos seguintes temas: Metodologia científica, Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação e Tecnologias, Formação de Professores, Leitura, Bibliotecas escolares, Atividades culturais, Biblioteca e Formação de leitores.

Downloads

Publicado

24-04-2018

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA