OFICINAS DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
Palavras-chave:
Linguagens. Leitura. Comunicação. Expressão.Resumo
Apresenta-se, por meio deste trabalho, o relato de experiência do projeto de extensão Oficina de linguagens, códigos e suas tecnologias, apoiado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Patos de Minas — Edital 03/2016. Tendo como textos motivadores os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNEM, 2000) e as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+, 2002) do ensino médio da área de linguagens, códigos e suas tecnologias e considerando que a linguagem não se reduz a simples veículo de transmissão de informações e mensagens de um emissor a um receptor, nem é uma estrutura externa a seus usuários, mas entendendo-a como “a capacidade humana de articular significados coletivos e compartilhá-los, em sistemas arbitrários de representação, que variam de acordo com as necessidades e experiências da vida em sociedade” (PCNEM, 2000, p. 5), firma-se como espaço de interlocução e deve ser entendida como atividade sociointeracional. O referido projeto visou aprimorar o conhecimento linguístico, cultural, bem como a visão crítica dos envolvidos por meio de oficinas que fizeram uso de variados tipos de linguagens, códigos e suas tecnologias. Por meio do desenvolvimento linguístico, os envolvidos utilizaram diversos tipos de signos para trabalhar a oralidade (expressividade, entonação, dramatização); a leitura (oral, dramatizada); a linguagem (oral, escrita, coloquial, culta); a produção de textos (poemas); a linguagem corporal (libras, teatro, dança); e a linguagem digital (atividades realizadas em ambiente virtual). O projeto propiciou, também, o desenvolvimento do diálogo, da criticidade reflexiva, da interação e da ampliação do repertório cultural dos envolvidos.