OFICINAS DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

Autores

  • Márcia de Fátima Souza Xavier IFTM - Reitoria

Palavras-chave:

Linguagens. Leitura. Comunicação. Expressão.

Resumo

Apresenta-se, por meio deste trabalho, o relato de experiência do projeto de extensão Oficina de linguagens, códigos e suas tecnologias, apoiado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Patos de Minas — Edital 03/2016. Tendo como textos motivadores os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNEM, 2000) e as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+, 2002) do ensino médio da área de linguagens, códigos e suas tecnologias e considerando que a linguagem não se reduz a simples veículo de transmissão de informações e mensagens de um emissor a um receptor, nem é uma estrutura externa a seus usuários, mas entendendo-a como “a capacidade humana de articular significados coletivos e compartilhá-los, em sistemas arbitrários de representação, que variam de acordo com as necessidades e experiências da vida em sociedade” (PCNEM, 2000, p. 5), firma-se como espaço de interlocução e deve ser entendida como atividade sociointeracional. O referido projeto visou aprimorar o conhecimento linguístico, cultural, bem como a visão crítica dos envolvidos por meio de oficinas que fizeram uso de variados tipos de linguagens, códigos e suas tecnologias. Por meio do desenvolvimento linguístico, os envolvidos utilizaram diversos tipos de signos para trabalhar a oralidade (expressividade, entonação, dramatização); a leitura (oral, dramatizada); a linguagem (oral, escrita, coloquial, culta); a produção de textos (poemas); a linguagem corporal (libras, teatro, dança); e a linguagem digital (atividades realizadas em ambiente virtual). O projeto propiciou, também, o desenvolvimento do diálogo, da criticidade reflexiva, da interação e da ampliação do repertório cultural dos envolvidos.

Biografia do Autor

Márcia de Fátima Souza Xavier, IFTM - Reitoria

Possui Mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba (2009). Especialização em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade de Formiga-MG (2004); Graduação em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga (1999) . Atualmente é Professora Horista no Centro de Ensino Superior de Uberaba - (CESUBE) - Disciplina Metodologia Científica; Bibliotecária do Setor Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba-MG. Atuação principalmente nos seguintes temas: Metodologia científica, Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação e Tecnologias, Formação de Professores, Leitura, Bibliotecas escolares, Atividades culturais, Biblioteca e Formação de leitores.

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Publicado

24-04-2018

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA