PROIFTM/EDUCAR PARA A VIDA:NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS EXTENSIONISTAS E DE SEUS PROFESSORES/ORIENTADORES
Palavras-chave:
Programa. Extensão. Sócio-educacional. Vulnerabilidade. Bolsistas.Resumo
O objetivo principal deste relato é apresentar resultados parciais do PROIFTM/Educar para a vida sob a perspectiva dos alunos extensionistas dos cinco projetos que fazem parte do programa. O PROIFTM/Educar para a vida é um programa que visa à oferta de cursos e ações de extensão voltadas para a formação educacional, profissional e social de jovens matriculados no Ensino Médio dos sistemas públicos de ensino, que vivem em situações de risco e vulnerabilidade social e são assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social na cidade de Patrocínio (MG). A fundamentação teórica deste trabalho se baseia na teoria sociointeracionista de Vygotsky (1984, 1987, 1988), no conceito de educação formal e não-formal de Gadotti (2005), na vulnerabilidade social definida por Abramovay (2002) e na teoria de T. H. Marshall (1967) sobre cidadania. Como resultados parciais, acreditamos que as crenças e opiniões dos alunos extensionistas, parte essencial na execução do Programa, têm grande impacto no processo de ensino e aprendizagem do público-alvo e, consequentemente, no sucesso do programa. O PROIFTM/Educar para a vida espera atender um número aproximado de 250 alunos até dezembro de 2017 e disponibiliza material e informações pelo site: www.proiftm.com.br. Acredita-se que o Programa PROIFTM/Educar para a vida tem contribuindo para a aproximação entre educação, empregabilidade e cidadania.