CINEMA E HISTÓRIA: A PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA VOLTADA À APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA

Autores

  • Luis Fernando Tosta Barbato IFTM - Reitoria

Palavras-chave:

Cinema. Ensino de História. Educação.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências obtidas na execução do projeto de extensão Cinema e História: a produção cinematográfica voltada à aprendizagem de História, realizado durante o ano de 2017, no Instituto Federal do Triângulo Mineiro Campus Patos de Minas. Este projeto de extensão consistiu na produção de filmes de cunho histórico pelos próprios alunos do campus, de maneira que cada turma deveria produzir um filme original, atuando desde a elaboração do roteiro, até os momentos de pós-produção e divulgação das obras. Tal experiência buscou trazer a esses alunos novas abordagens relacionadas ao ensino de História, estimulando-os a assumirem uma postura ativa na construção do conhecimento. Os resultados foram bastante positivos, pois, além dos conhecimentos adquiridos na disciplina de História, os alunos desenvolveram uma série de outras habilidades e competências na execução do projeto, trabalhando na prática conceitos de gestão de pessoas e gestão de projetos, além de desenvolverem habilidades artísticas e técnicas. Ao final do projeto, foi realizada sessão aberta à comunidade, na qual houve exibição pública das obras e a premiação dos destaques em cada uma das categorias selecionadas.

 

Biografia do Autor

Luis Fernando Tosta Barbato, IFTM - Reitoria

Possui Mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba (2009). Especialização em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade de Formiga-MG (2004); Graduação em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga (1999) . Atualmente é Professora Horista no Centro de Ensino Superior de Uberaba - (CESUBE) - Disciplina Metodologia Científica; Bibliotecária do Setor Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba-MG. Atuação principalmente nos seguintes temas: Metodologia científica, Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação e Tecnologias, Formação de Professores, Leitura, Bibliotecas escolares, Atividades culturais, Biblioteca e Formação de leitores.

Publicado

24-04-2018

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA