CARTOGRAFIAS DO OLHAR: POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS POR DISPOSITIVOS FOTOGRÁFICOS

Autores

  • Brendon Mota Alves IFTM - Reitoria

Palavras-chave:

Fotografia Contemporânea. Arte Educação. Ressignificação Simbólica. Produção Técnica.

Resumo

O projeto Cartografias do Olhar: Poéticas Contemporâneas por Dispositivos Fotográficos desenvolvido no Campus Uberlândia Centro é a materialização de um olhar sensível sobre a realidade humana registrada através da ação da luz na câmera fotográfica. Tem por objetivo promover a integração social, cultural e humana por meio da prática da fotografia no ambiente acadêmico, privilegiando os processos de estudo, reflexão e, sobretudo, a produção de registros fotográficos de natureza artística, subjetiva e simbólica. De forma efetiva, o projeto buscou ampliar o acervo e a memória de agentes culturais pertencentes à vida acadêmica no IFTM Campus Uberlândia Centro e comunidade externa, por meio da produção de imagens fotográficas que comporão o acervo físico, o patrimônio digital e vitalício da instituição. Em efeito, por meio do desenvolvimento dos estudos e da expressão pessoal através da lente o projeto, visou proporcionar aos estudantes, bem como os demais participantes, o aprendizado das habilidades técnicas e profissionais quanto ao ofício da fotografia e suas tecnologias. Cientes da valorização pedagógica de cada etapa do projeto, destaca-se a realização da mostra fotográfica Eclipse: Indizível como momento da articulação e fruição com o público em geral, sendo alvo de ampla divulgação nos meios midiáticos a exemplo o programa de televisão MGTV e matérias específicas em jornais impressos. Resultando no protagonismo dos estudantes nas ações, assim como, a ampliação da percepção da arte, enquanto mecanismo de interlocução com sociedade, numa perspectiva poética e subjetiva da produção do conhecimento.

Biografia do Autor

Brendon Mota Alves, IFTM - Reitoria

Possui Mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba (2009). Especialização em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade de Formiga-MG (2004); Graduação em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga (1999) . Atualmente é Professora Horista no Centro de Ensino Superior de Uberaba - (CESUBE) - Disciplina Metodologia Científica; Bibliotecária do Setor Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba-MG. Atuação principalmente nos seguintes temas: Metodologia científica, Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação e Tecnologias, Formação de Professores, Leitura, Bibliotecas escolares, Atividades culturais, Biblioteca e Formação de leitores.

Downloads

Publicado

24-04-2018

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA