BOURDIEU, PIERRE; PASSERON, JEAN-CLAUDE. A REPRODUÇÃO: ELEMENTOS PARA UMA TEORIA DO SISTEMA DE ENSINO

Autores

  • Mariângela Castejon Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Welson Barbosa Santos Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Bourdieu e Passeron. Educação.

Resumo

Esta resenha busca analisar a obra A reprodução de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, confrontando-a com a atual realidade da educação brasileira, que, mesmo distante quase meio século, pareceu-nos pertinente revisitá-la. A obra em análise apresenta uma pesquisa referente ao sistema escolar da França e define como esse espaço é representativo da reprodução social. Os autores apontam que a escola não é neutra, justa ou promove igualdade de oportunidades, pois a transmissão de determinados conhecimentos é desigual, explicam, também, a cultura da classe dominante e como ela se mantém, favorecendo a quem, por herança cultural, já é privilegiado.

Referências

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1970.

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Publicado

23-11-2017