DOCE EM MASSA DE GOIABA E MAMÃO
Palavras-chave:
Doce em massa, goiabada com mamão, derivados de frutasResumo
A goiaba (Psidium guiava L.) é uma fruta nativa da América tropical e atualmente pode ser encontrada em todas as regiões do Brasil. Em termos de mercado brasileiro a goiabada é um dos produtos industrializados de fruta mais consumidos pela classe média baixa e baixa da sociedade. O produto proposto no presente trabalho é um doce em massa misto de goiaba vermelha com lascas de mamão verde, que confere consistência mais firme ao morder e mastigar, muito próxima da goiabada cascão. O processo inicia-se com a escolha de goiabas íntegras e maduras e o mamão verde íntegro, após a lavagem, higienização e despolpa de ambas as frutas, foram pesados dois quilogramas de goiaba e 400 gramas de mamão verde. Em seguida as goiabas foram picadas e o mamão fatiado; também foram pesados um quilograma de açúcar cristal e 10 gramas de pectina. Depois toda a goiaba e o açúcar foram adicionados. Quando atingiu certo ponto de cocção, o mamão em lascas foi adicionado. Posteriormente, a pectina foi adicionada para auxiliar na formação do gel. Seguindo, o doce foi tirado do fogo e enformado e após esfriar, foi embalado em plástico filme do tipo PVC, rendendo 1,360Kg. Utilizando um questionário elaborado pelos próprios discentes, 23 provadores avaliaram a amostra em relação a 6 critérios. Através da análise das notas é possível concluir que todos os critérios ficaram acima de 90% de aprovação, sendo assim, percebe-se que é um produto bem aceito, acessível, nutritivo e de fácil desenvolvimento.
Referências
BRASIL. RDC Anvisa/MS nº. 03. Ficam aprovadas as listas positivas de aditivos alimentares com suas respectivas funções para a fabricação de produtos de frutas e de vegetais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 06 mar. de 2013.
BRASIL. RDC Anvisa/MS nº. 216. Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 set. de 2004.
BRASIL. RDC Anvisa/MS nº. 23. O Manual de Procedimentos Básicos para Registro e Dispensa da Obrigatoriedade de Registro de Produtos Pertinentes à Área de Alimentos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 mar. de 2000.
BRASIL. RDC Anvisa/MS nº. 272. Regulamento técnico para produtos de vegetais, produtos de frutas e cogumelos comestíveis. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 set. de 2005.
BRASIL. RDC Anvisa/MS nº. 275. Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados aplicados aos Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos e a Lista de Verificação das Boas Práticas de Fabricação em Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 21 out. de 2002.
BRASIL. RDC Anvisa/MS nº. 45. Regulamento Técnico sobre aditivos alimentares autorizados para uso segundo as Boas Práticas de Fabricação (BPF). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 03 nov. de 2010.
BRASIL. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Doces e geleias. Brasília, novembro de 2007.
CARNEIRO, Lúcia C.; BEZERRA, Allyne Mayara de M.; GUEDES, Jolian Alex de M. Fabricação de doce de goiaba com aproveitamento do albedo do maracujá amarelo. Holos, Natal, v. 4, n. 1, p. 26-32, 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4815/481549228004.pdf. Acesso em: 28 abr. 2020.
CHOUDHRY, M.M.; COSTA, T. S. da; ARAÚJO, J.L.P. Goiaba: Pós-colheita. In:Agronegócio da Goiaba.p. 9-15. EMBRAPA Informação Tecnológica. 45p. il.; (Frutas do Brasil, 19). 2001.
GONGATTI NETTO, A.; GARCIA, A. E.; ARDITO, E. F. G. Goiaba para exportação: procedimentos de colheita e pós-colheita. Brasília: EMBRAPA, 1996.
JACKIX, M. H. Geléias e Doces em massa. In: JACKIX, M. H. Doces. Geléias e frutas em calda (Teórico e Prático). Campinas, Ed. UNICAMP, 1988, Campinas: Ícone, 1988.
MENEZES, Camila Carvalho et al. Caracterização física e físico-química de diferentes formulações de doce de goiaba (Psidium guajava L.) da cultivar Pedro Sato. Ciência e Tecnologia de Alimentos, Campinas, v. 29, n. 3, p. 618-625, jul – set, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cta/v29n3/a25v29n3.pdf. Acesso em: 28 abr. 2020.
PEÇANHA, D. A. et al. Qualidade microbiológica, físico-química e sensorial de goiabada tipo cascão produzida na região norte do Estado do Rio de Janeiro.
Sistema IBGE de Recuperação Automática: Produção Agrícola Municipal - Tabela de Área plantada e Quantidade Produzida das lavouras permanentes e temporárias no Brasil, 2018.
TOREZN, R: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Agroindústria de Alimentos Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Embrapa Brasília, DF 2015.
UNICAMP. TACO-Tabela brasileira de composição de alimentos / NEPA – 4. ed. rev. e ampl.. - Campinas: NEPA- UNICAMP, 2011.