CRIAÇÃO DE GALERIAS DE IDEIAS PARA O ENSINO EM COLHEITA FLORESTAL: um estudo de caso

Autores

  • Daniel Pena Pereira Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Adriano Eurípedes Medeiros Martins Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Palavras-chave:

Galeria de Ideias, Colheita Florestal

Resumo

A disciplina Colheita Florestal faz parte da formação de engenheiros agrônomos e florestais. Objetivou-se com esse estudo relatar a experiência de aplicação de técnicas colaborativas no estudo da colheita florestal no curso de agronomia do IFTM. A metodologia escolhida foi a “Galeria de ideias” associada a uma avaliação em ambiente virtual, envolvendo 26 alunos do 7º período do curso, no mês de junho de 2017. Foram abordados os seguintes temas: tipos de colheita, transporte, corte e extração florestal. Avaliou-se a eficácia deste método através da participação dos alunos e de teste no Kahoot. A estratégia propiciou uma forma mais interativa entre os alunos e os diferentes assuntos. O resultado demonstra o seu potencial enriquecedor ao abrir novos caminhos para a aplicação de novas abordagens e estratégias no ensino da disciplina de Colheita Florestal.

Biografia do Autor

Adriano Eurípedes Medeiros Martins, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Possuo graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (1998). Sou especialista em Administração Estratégica (2009) pela Uniminas. Tenho mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Conclui o doutorado em setembro de 2011, na área de Filosofia Política pela UFMG. Iniciei em 2015 e conclui em 2016 o pós-doutorado na UFU. Desde 2010 sou professor (filosofia, ética, política e direito) do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) - Campus Uberaba. Sou membro ativo e regular de dois programas de Mestrado em Educação Tecnológica do IFTM. Tenho experiência na área de Filosofia, Sociologia, Direito e Educação Tecnológica. Estudo e pesquiso principalmente os seguintes autores e  temas: Vico, Descartes, Hobbes, Locke, Rousseau, Maquiavel, Política, Ética, Direito e Educação Tecnológica.

Referências

ASSIS, M. P.; ALMEIDA, M. E. B. Learning design e tecnologias: criação de ambientes colaborativos para a aprendizagem. Psicologia da Educação, n. 44, p. 47-56, 2017.

BENEVIDES, A. A.; SANTOS, O.; FREITAS, F. O. S. Gallery walk como estratégia de ensino no curso técnico em alimentos. In: Seminário de Metodologias de Ensino, 1, 2015, Confresa, Anais... Confresa: SEMEI, 2015, p. 1. Disponível em: <http://semeifconfresa.blogspot.com.br/p/trabalhos-aprovados.html>. Acesso em: 6 out. 2017.

CASTANHAO, M. E. L. M. Da discussão e do debate nasce a rebeldia. In: VEIGA, I. P A. et al. Técnicas de ensino: por que não? Campinas, SP: Papirus, p. 93-106, 2011.

LOWMAN, J. Dominando as técnicas de ensino. São Paulo: Atlas, p. 107-109, 2004.

MACHADO, C. C. (Ed.). Colheita Florestal. Ed. UFV, Viçosa, MG: 2002. 468 p.

MACHADO, C. C.; LOPES, E. S. Planejamento. In: MACHADO, C. C., (Ed.). Colheita florestal. 3 ed. Viçosa, MG: UFV, 2014. p. 206-251.

LEÃO, M. F.; GARCÊS, B. P.; SILVA, D. H. ; VASCONCELOS, E. L. A. Construção da galeria de ideias com mapas conceituais para estudar a abordagem CTS no ensino de ciências. In: Congresso Brasileiro de Química, 56, 2016, Belém, PA, Anais. Belém, PA: CBQ, 2016, nº 9507. Disponível em: <http://www.abq.org.br/cbq/2016/trabalhos/6/9507-16098.html>. Acesso em: 4 out. 2017.

LOPES, A. O. Aula expositiva: superando o tradicional. In: VEIGA, I. P A. et al. Técnicas de ensino: por que não? Campinas, SP: Papirus, p. 37-50, 2011.

PACHECO, R. S. Ambientes virtuais de aprendizagem colaborativa e sua contribuição para o ensino de ciências. 2017. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – PUC RS, Porto Alegre, 2017.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, p. 11-21, 2000.

SCHENDEL, J.; LIU, C.; CHELBERG, D. Virtual gallery walk, an innovative outlet for sharing student research work in K-12 classrooms. Frontiers in Education Conference, 2008. FIE 2008. 38th Annual. DOI: 10.1109/FIE.2008.4720431.

SOUZA, D. M.; PRADO, C. S.; SANTOS, M. C. F. O método Gallery Walk: ensinando além do conteúdo. In: Seminário de Metodologias de Ensino, 1, 2015, Confresa, Anais. Confresa: SEMEI, 2015, p. 2. Disponível em: <http://semeifconfresa.blogspot.com.br/p/trabalhos-aprovados.html>. Acesso em: 6 out. 2017.

VAN BREUKELEN, D.; SMEETS, M.; VRIES, M. Explicit teaching and scafolding to enhance concept learning by design challenges. Journal of Research in STEM Education, v. 1, n.2, p. 87-105, 2015.

Downloads

Publicado

26/04/2021

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA