ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS DE BOLO DE LARANJA COMPARADAS AO DO RÓTULO DO PRODUTO

Autores

  • Claudia Maria Tomas Melo IFTM - Câmpus Uberlândia
  • Danilo Melle De Proença IFTM
  • Letícia Borges Segatto IFTM
  • Tatiane Gonçalves IFTM

Palavras-chave:

Bolo. Alimentos. Análise química

Resumo

O bolo é um produto de confeitaria, feito a base de farinha, que pode ser doce ou salgado, como também cozido ou assado em forno. Entre seus ingredientes, pode ter o açúcar, o ovo, a manteiga ou óleo, leite, água ou suco de frutas, utiliza-se um agente químico para crescimento e maciez da massa, pode-se acrescentar corantes e aromatizantes. Cada vez mais, observa-se crescimento no mercado de produtos prontos, passando de um produto visto como caseiro, como um produto industrializado, que desenvolve a indústria de panificação e agrega valor ao produto. Muitas inovações vêm ocorrendo no que diz respeito à formulação do bolo, que passou a adquirir inúmeros sabores, coberturas e recheios, bem como acrescentou-se em sua massa ingredientes funcionais e naturais, visando-se atrair um mercado cada vez mais amplo, o de alimentos saudáveis, que tem como alvo pessoas que buscam produtos saborosos e ao mesmo tempo que fazem bem a saúde. Baseado na importância da análise química em produtos alimentícios e na importância de aplicação dos conteúdos teóricos obtidos em cursos tecnológicos, este trabalho teve como objetivo determinar alguns parâmetros  químicos em amostra de bolo disposto no mercado. Esta atividade foi uma forma avaliativa da disciplina de Análise de Alimentos do curso de Mestrado profissional do IFTM. As análises da amostra de bolo foram realizadas no laboratório de bromatologia do IFTM-Campus Uberaba. Verificou-se que foi possível avaliar as informações nutricionais contidas no rótulo do produto.

Biografia do Autor

Claudia Maria Tomas Melo, IFTM - Câmpus Uberlândia

Docente pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro, pesquisadora nas área de Ciência  e tecnologia de aliemntos e  em Análise de água e efluentes.

Referências

APLEVICZ, K. S.; DIAS, L. F. Suplementação de inulina em biscoitos tipo cookie.Food ingredientes Brasil, v. 1, n.11, p.34-38, 2010.

BORGES, J. T. S. et al. Utilização de farinha mista de aveia e trigo naelaboração de bolos. Boletim do CEPPA, v. 24, n. 1, p. 145-162, 2006. DZO – Departamento de Zootecnia, Universidade Federal de Lavras, 2009.

ESTELLER, M. S.; ZANCANARO-JÚNIOR, O.; LANNES, S. C. S. Bolo de “chocolate” produzido com pó de cupuaçu e kefir. Rev. Bras. Cien. Farm., São Paulo, v.42, n.3, p. 447-454, 2006.

MAIA, S.. Aplicação da Farinha de Maracujá no Processamento do Bolo de Milho e Aveia Para Fins Especiais. Mestrado em Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza 2007.

MOSCATTO, J. A.; PRUDÊNCIO-FERREIRA, S. H.; HAULY, M. C. O. Farinha de yacon e inulina como ingredientes na formulação de bolo de chocolate. Ciência e Tecnologia de Alimentos, v. 24, n. 4, p. 634-640, 2004.

OXITENO. Emulsificantes como agentes de aeração em bolos. Art AL004 – 06/00. Disponível em: <https://pt.scribd.com/doc/17647334/emulsificante> Acesso em: 09/05/2017.

PINTO, C. L. O. Produção de Alimentos na Agroindústria Familiar. Viçosa, 2010.

TABELA BRASILEIRA DE COMPOSIÇÃO DE ALIMENTOS / NEPA – UNICAMP.- 4. ed. rev. e ampl.. -- Campinas: NEPA- UNICAMP, 2011. 161 p.

VEIT, J. C.; FREITAS, M. B.; REIS, E. S.; MOORE, O. Q.; FINKLER, J. K.; BOSCOLO, W. R.; FEIDEN, A. Desenvolvimento de bolos contendo peixe. Alim. Nutr., Araraquara, v. 23, n. 3, p. 427-433, jul./set. 2012.

Downloads

Publicado

23-11-2017

Edição

Seção

RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS