VARIABILIDADE ESPACIAL DE PRODUTIVIDADE DE MILHO E PASTAGEM EM FASE DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA FLORESTA
Resumo
Avanços da Agricultura e Pecuária de Precisão é realidade no campo para os técnicos e produtores rurais. Objetivou-se mapear a variabilidade espacial da produtividade de milho e de massa de forragem de capim-Ruziziensis, manejados em fase inicial de um sistema integração lavoura, pecuária e floresta. A área experimental situa-se no IFTM – campus Uberaba, com solo classificado como Latossolo Vermelho distrófico. Os dados foram obtidos em sistema agroflorestal com macaúba, implantado desde 2015, sendo coletadas amostras de milho e de massa de forragem do capim-Ruziziensis. Semeou-se o capim misturado ao fertilizante do milho. Foram demarcados os pontos de amostragem, com auxílio do GPS, perfazendo 38 pontos para o milho e 60 pontos para a forragem. As amostras de milho foram debulhadas e colocadas para secar à sombra, reduzindo o teor de umidade a 20%. Depois de pesado, estimou-se a produtividade do milho (ton.ha-1). Para a forragem, foram coletadas 4 amostras de 0,9 m2 por repetição, sendo determinado teor de matéria seca (%) e a massa de forragem (ton.ha-1). Para análise e interpretação dos dados foi utilizado ambiente de sistemas de informação geográficas (SIG) e para a confecção dos mapas utilizou-se os métodos de interpolação Spline e inverso da distância (IDW). Observou-se variabilidade na produtividade do milho e na massa de forragem, parecendo haver pequena coincidência nas áreas com produção mediana de milho x forragem. Conclui-se que a área do sistema de integração lavoura, pecuária, floresta apresentou variabilidade espacial de produtividade de milho e de massa de forragem de capim-Ruziziensis.Referências
AMADO, T. J. C.; PONTELLI, C. B.; SANTI, A. L.; VIANA, J. H. M.; SOUZA SULZBACH, L. A. Variabilidade espacial e temporal da produtividade de culturas sob sistema plantio direto. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v. 42, n. 8, p. 1101-1110, 2007.
BERNARDI, A. C. C.; NAIME, J. M.; RESENDE, A. V.; BASSOI, L. H.; INAMASU, R. Y. (editores técnicos). Agricultura de precisão: resultados de um novo olhar. Brasília, DF: Embrapa, 2014.
BERNARDI, A. C. C.; PEREZ, N. B. Agricultura de Precisão em Pastagens. In: Agricultura de precisão: resultados de um novo olhar. Brasília, DF: Embrapa, 2014, pp. 494-501.
DAVATGAR, N.; NEISHABOURI, M. R.; SEPASKAH, A. R. Delineation of site specific nutriente management zones for a paddy cultivated área based on soil fertility using fuzzy clustering. Geoderma, v. 173-174, n. 2, p. 111-118, 2012.
FREDDI, O. S.; CARVALHO, M. P.; VERONESI JÚNIOR, V.; CARVALHO, G. J. Produtividade do milho relacionada com a resistência mecânica à penetração do solo sob preparo convencional. Engenharia Agrícola, p. 113-121, 2006.
OLIVEIRA, J. J.; CHAVES, L. H. G.; QUEIROZ, J. E.; LUNA, J. G. Variabilidade espacial de propriedades químicas em um solo salino-sódico. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 23, p. 783-789, 1999.
OLIVEIRA, L. B. T.; SANTOS, A. C.; LIMA, J. S.; NEVES NETO, D. N. Variabilidade espacial das respostas produtivas e morfológicas do capim-Marandu em função dos atributos químicos e topográficos. Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, v. 16, n. 4, p. 772-783, 2015.
SILVA, V. R.; REICHERT, J. M.; STORCK, L.; FEIJÓ, S. Variabilidade espacial das características químicas do solo e produtividade de milho em um Argissolo Vermelho-Amarelo distrófico arênico. Revista Brasileira de Ciência do Solo, 27(6), 1013-1020, 2003.
SOUZA, L. S.; COGO, N. P.; VIEIRA, S. R. Variabilidade de fósforo, potássio e matéria orgânica no solo em relação a sistemas de manejo. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 22, p. 77-86, 1998.