INFLUÊNCIA DA AMIRÉIA NA PRODUÇÃO E QUALIDADE DO LEITE EM VACAS DA RAÇA GIROLANDO

Autores

  • Luiz Antonio Da Silva Brito Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Campus Uberaba
  • Cleber Barbosa De Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Campus Uberaba
  • Bárbara Campos Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Campus Uberaba
  • Bruno Balduíno Berber Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Campus Uberaba
  • Joaquim Martins Parreira Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Campus Uberaba
  • Eduardo De Sousa Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Campus Uberaba

Resumo

A suplementação de bovinos de leite na época das secas é um gargalo econômico na atividade leiteira brasileira, onde o custo com a alimentação gira em torno de 40% do custo total da atividade. Desta forma, o presente trabalho objetivou avaliar o uso da amiréia como forma de suplementação de vacas leiteiras, para melhorar a produção e composição do leite dos animais, gerando um retorno financeiro e tornando o seu uso viável. Para isso foram utilizadas 30 fêmeas da raça Girolando do setor de bovinocultura do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Uberaba, divididas em dois grupos sendo o grupo controle recebendo apenas farelo de milho e o tratamento recebendo farelo de milho mais amiréia em cochos individuais após a ordenha. O leite foi pesado (LEITE) e coletado nos dias 0 e 90 do estudo. As análises feitas foram feitas através do teste F por meio de comparação dos dados dos dois grupos o tratamento e o grupo  controle. Os resultados evidenciaram que quanto a composição do leite o uso da amiréia no grupo tratamento não teve diferença significativa para o grupo controle nos parâmetros: GOR, LACT, LEITE, ST, NU, CCS e PCAs, além das características de produção de leite (LEITE), PESO e BCS cowdition, através do teste F. Os parâmetros com diferença estatística quanto a composição do leite foram: ESD e CAS, além do ECCV. A análise econômica do uso da amiréia se mostrou viável economicamente, gerando um lucro líquido de 0,63 reais por animal por dia por vaca tratada.

Referências

BREDA, A. L. et al. Uso da amiréia na alimentação de ruminantes: Revisão de literatura. PUBVET, Londrina, V. 4, N. 1, Ed. 106, Art. 715, 2010.

BRODERICK, G. A.; REYNAL, S. M. Effect of source of rumen-degraded protein on production and ruminal metabolism in lactating dairy cows. Journal of Dairy Science, v.92, p.2822-2834, 2009

DE ALMEIDA CARMO, Carolina. Substituição do farelo de soja por uréia ou amiréia em dietas para vacas leiteiras em final de lactação. 2001. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

DOMENICO, D. D.; MAZZIONI, S.; KRUGER, S. D.; et al. Comparativo dos custos de manejo da produção leiteira: sistema de pastoreio e sistema free stall. In: XXII Congresso Brasileiro de Custos – Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 11 a 13 de novembro de 2015.

LUCAS, A. Top 10 Maiores produtores agropecuários do mundo. Disponível em:< http://top10mais.org/top-10-maiores-paises-produtores-agropecuarios-do-mundo/> Acesso em 30 de Novembro de 2016.

NETO, J. A. F. et al. Produção e composição do leite de vacas alimentadas com cana de açúcar suplementada com fontes de nitrogênio não proteico de diferentes degradabilidades ruminal. Ars veterinaria, v. 29, n. 1, p. 052-059, 2013.

PRADO, T. A. et al. Efeitos da inclusão de diferentes fontes protéicas nas dietas de vacas gir leiteiras sobre a produção de leite. FAZU em Revista, n. 02, p. 190-196, 2005.

Real H. Nutrição e Saúde Animal. Ureia extrusada para bovinos de leite. Disponível em: <http://www.realh.com.br/lojavirtual/nutricao/uremax-leite> Acesso em: 31 de maio de 2016.

SALMAN, A. K. D. Utilização da amiréia na alimentação de ruminantes. Embrapa Rondônia. Documentos, 26 p. 2008.

TEIXEIRA, J. C; SALVADOR, F. M. Amireia “uma revolução na nutrição de ruminantes”. Lavras : [S.n.], 2004. 175 p. : il.

TEIXEIRA, J. C.; SANTOS, R. A. Utilização da amiréia (produto da extrusão amido/uréia) na alimentação animal. 32 p. 1991.

VILELA, Flávio Garcia et al. Efeito da substituição do farelo de soja pela amireia 150S no consumo, produção e composição do leite. Ciência Agrotécnica, v. 31, n. 5, p. 1512-1518, 2007.

Downloads

Publicado

24/08/2017

Como Citar

Brito, L. A. D. S., Oliveira, C. B. D., Alves, B. C., Freitas, B. B. B., Filho, J. M. P., & Alves, E. D. S. (2017). INFLUÊNCIA DA AMIRÉIA NA PRODUÇÃO E QUALIDADE DO LEITE EM VACAS DA RAÇA GIROLANDO. Anais Do Seminário De Pesquisa E Inovação Tecnológica - SEPIT, 1(1). Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/sepit/article/view/293

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)