O USO DA CRIPTOGRAFIA EM ÁUDIO
Resumo
Atualmente, a criptografia é o que norteia toda a segurança da informação nos canais web de comunicação. Sendo assim, esse trabalho aborda a relação existente entre a busca pela segurança de dados e a velocidade de codificação e decodificação do algoritmo RSA aplicado a mensagens de áudio, considerando o tamanho das chaves como requisito de segurança devido à dificuldade computacional de fatorar números inteiros extensos, levando a conclusão de que o aumento do tamanho das chaves leva a um crescimento exponencial do tempo de cifragem e decifragem. Abordou-se também a matemática utilizada no algoritmo que possui a Teoria dos Números como base de sua implementação, e discutiu-se sobre a experiência na aplicação do RSA à documentos de áudio avaliando as suas possibilidades de quebra por ataques matemáticos e por força bruta.
Referências
CAVALCANTE, André LB. “Teoria dos números e criptografia”. Revista Virtual (2005)
DIFFIE, Whitfield; HELLMAN, Martin E. Privacy and authentication: An introduction to cryptography. Proceedings of the IEEE, v. 67, n. 3, p. 397-427, 1979.
FERNANDES, Tales Gouveia; PANAZIO, Aline Neves. Do analógico ao digital: amostragem, quantização e codificação, 2007.
RSA CONFERENCE; Disponível em: < https://www.rsaconference.com/>. Acesso em: 15 de Março de 2017.
STALLINGS, William. Criptografia e segurança de redes: princípios e práticas. Pearson Prentice Hall, 2008.Protocolo Diffie-Hellman Sobre Curvas Elípticas.