GESTÃO DOS PROCESSOS DE COMPRAS: UM COMPARATIVO ENTRE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PARTICULAR E UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA PATROCINENSES
Palavras-chave:
Gestão de Compras, compras públicas, processos de compras.Resumo
O tema proposto no estudo referiu-se a uma análise entre dois setores de compras, sendo um de uma instituição particular e outro de uma instituição pública, no município de Patrocínio-MG. A motivação para este estudo baseou-se nas peculiaridades das compras públicas, que devem seguir normas legais, norteada pela doutrina jurídica e jurisprudência mas, não obstante de algumas peculiaridades, também está o setor de compras das instituições particulares, pois nestas, o departamento de compras é o responsável por obter todo o material necessário para que a empresa mantenha seus processos produtivos funcionando. O objetivo central do trabalho foi desenvolver uma análise comparativa da percepção do comprador sobre o sistema de compras entre uma instituição de ensino particular e uma instituição de ensino pública. Já o objetivo específico foi levantar a percepção dos compradores sobre o sistema de compras de ambos, por meio da aplicação de um questionário. Também, identificar as características e habilidades que apontaram como necessárias para ocupação do cargo de comprador. O trabalho foi um estudo de caso, tendo como fonte de pesquisa uma instituição pública e uma privada no município de Patrocínio-MG, foi caracterizado como descritivo. Como resultados foi possível apontar que a instituição de ensino pública segue as normativas que regem as compras públicas (instruções normativas, orientações, leis, decretos e portarias). ção. O comprador da instituição pública mencionou como indicador que atualmente, têm-se disponíveis, relatórios gerenciais, que indicam a economia gerada nas licitações (preço estimado versus preço homologado). O trabalho proporcionou um melhor entendimento da importância de um departamento de compras dentro de duas instituições de ensino, independentemente da natureza jurídica. Foi possível afirmar que a percepção de cada comprador está muito alinhada às tarefas do seu dia a dia.
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