GESTÃO DOS PROCESSOS DE COMPRAS: UM COMPARATIVO ENTRE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PARTICULAR E UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA PATROCINENSES

Autores

  • Emanuelle Angeline do Risse Tobal Garcia Lopes IFTM Patrocínio.
  • Bianca Soares de Oliveira Gonçalves IFTM -Campus Patrocínio

Palavras-chave:

Gestão de Compras, compras públicas, processos de compras.

Resumo

O tema proposto no estudo referiu-se a uma análise entre dois setores de compras, sendo um de uma instituição particular e outro de uma instituição pública, no município de Patrocínio-MG. A motivação para este estudo baseou-se nas peculiaridades das compras públicas, que devem seguir normas legais, norteada pela doutrina jurídica e jurisprudência mas, não obstante de algumas peculiaridades, também está o setor de compras das instituições particulares, pois nestas, o departamento de compras é o responsável por obter todo o material necessário para que a empresa mantenha seus processos produtivos funcionando. O objetivo central do trabalho foi desenvolver uma análise comparativa da percepção do comprador sobre o sistema de compras entre uma instituição de ensino particular e uma instituição de ensino pública. Já o objetivo específico foi levantar a percepção dos compradores sobre o sistema de compras de ambos, por meio da aplicação de um questionário. Também, identificar as características e habilidades que apontaram como necessárias para ocupação do cargo de comprador. O trabalho foi um estudo de caso, tendo como fonte de pesquisa uma instituição pública e uma privada no município de Patrocínio-MG, foi caracterizado como descritivo. Como resultados foi possível apontar que a instituição de ensino pública segue as normativas que regem as compras públicas (instruções normativas, orientações, leis, decretos e portarias). ção. O comprador da instituição pública mencionou como indicador que atualmente, têm-se disponíveis, relatórios gerenciais, que indicam a economia gerada nas licitações (preço estimado versus preço homologado). O trabalho proporcionou um melhor entendimento da importância de um departamento de compras dentro de duas instituições de ensino, independentemente da natureza jurídica. Foi possível afirmar que a percepção de cada comprador está muito alinhada às tarefas do seu dia a dia.

 

Referências

ALVES, Guilherme Krause: NUNES, Rogério da Silva: Avaliação da Gestão dos Processos de Compras: Um Comparativo entre as Universidades Públicas Catarinenses. 2017.<https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/179882>. Acesso em: 30 out 2019.

BAILY, Peter. Compras: princípios e administração...[et al.]; tradução Ailton Bomfim Brandao. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2013.

CHIAVENATO, I. Administração de materiais: uma abordagem introdutória. São Paulo: Campus, 2005.

DAVENPORT, THOMAS H. Reengenharia de Processos: Como Inovar na Empresa através da Tecnologia da Informação. 5ª ed. Rio de Janeiro, Campus, 1994.

DIAS, Mario; COSTA, Roberto Figueiredo. Manual do comprador. São Paulo: Saraiva. 2012.

MARQUES 2019

MARTINS, Rodrigo. Estratégia de compras na indústria brasileira de higiene pessoal e cosméticos: um estudo de casos. Dissertação (Mestrado) – Instituto Coppead, UFRJ,Rio de Janeiro, 2005.

MATTAR, Fauze N. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento. 6' ed. São Paulo: Atlas, 2005.

MITSUTANI, Cláudio et al. (Org.). Compras estratégicas: construa parcerias com fornecedores e gere valor para seus negócios. São Paulo: Saraiva, 2014.

MOREIRA, Renata Oliveira Lucindo. A importância da seleção de fornecedores no processo de compras. Disponível em:

<http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/277>. Acesso em: 10 jun 2020.

PILON, Fabiane Bertassi. O Estresse no trabalho: Um estudo de caso no departamento de compras. Limeira, SP: [s.n.], 2014. Disponível em:

<http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?view=000973554>. Acesso em: 18 jun 2020.

SOUSA, Pedro Humberto da Costa e. Desenvolvimento de Sistemas de Apoio à Decisão no Departamento de Compras na Barata & Ramilo S.A. – Parfois. Porto. FEUP, 2012. Tese de Mestrado. Disponível em: <https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/68116/1/000154160.pdf>. Acesso em: 12 mar 2020.

BRASIL. Tribunal de Contas da União. Seleção do Fornecedor. Brasília, DF. Disponível em: <http://www.tcu.gov.br/arquivosrca/001.004.htm>. Acesso em: 03 jun 2020.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas - 14ª Ed. 2013.

PERFIL DO PROFISSIONAL DA ÁREA DE COMPRAS. Portal Educação. Ano S.I. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/perfil-do-profissional-da-area-de-compras/65183>. Acesso em: 06 nov 2019.

COMO FUNCIONA UM DEPARTAMENTO DE COMPRAS. Instituto Brasileiro de Coaching. 2019. Disponível em: <https://www.ibccoaching.com.br/portal/como-funciona-um-departamento-de-compras>. Acesso em: 15 nov 2019.

Live University. <https://inbrasc.liveuniversity.com/2017/06/13/o-comprador-mudou-conheca-as-4-novas-exigencias-do-mercado/>. Acesso em: 15 nov 2019. 18h:05min.

Downloads

Publicado

26/11/2020

Como Citar

Lopes, E. A. do R. T. G., & Gonçalves, B. S. de O. (2020). GESTÃO DOS PROCESSOS DE COMPRAS: UM COMPARATIVO ENTRE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PARTICULAR E UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA PATROCINENSES. Anais Do Seminário De Pesquisa E Inovação Tecnológica - SEPIT, 3(1). Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/sepit/article/view/1187