O ESTUDO DO CONCEITO DE FUNÇÃO ATRAVÉS DE SUAS MÚLTIPLAS REPRESENTAÇÕES
Palavras-chave:
Ensino e Aprendizagem de Função, Registros de Representação Semiótica, Sentido do Símbolo, Sentido do Gráfico.Resumo
Este trabalho tem por objetivo confrontar e comparar as características emergentes das concepções apoiadas na teoria dos Registros de Representação Semiótica e nas teorias do Sentido do Número, Sentido do Símbolo e Sentido do Gráfico e, a partir de uma reflexão fundamentada, sugerir uma situação-problema que possa contribuir para uma abordagem alternativa para o estudo do conceito de função e suas mais variadas representações. Essa pesquisa possui cunho qualitativo e, mais especificamente, trata-se de um tipo de estudo documental ou bibliográfico, definido como metanálise. Dos estudos realizados emerge a importância do desenvolvimento das habilidades inerentes a cada uma das representações e também da habilidade de transitar entre elas, realizando constantes conversões, como fundamentais para uma construção sólida do conceito. Assim, surge, de forma inconfundível, a necessidade de se trabalhar com os estudantes na construção do sentido dessas representações, buscando o desenvolvimento da capacidade de, através de cada uma delas, perceber o objeto matemático em questão, e não apenas uma representação isoladamente. A partir da investigação realizada, apresenta-se uma situação-problema considerada oportuna para explorar os conceitos de Sentido do Símbolo e Sentido do Gráfico e também a prática da conversão, destacada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica.
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