“REZA A LENDA QUE EM ROMARIA/ÁGUA SUJA”: O USO DA INTERNET E DE IMAGENS COMO DISSEMINADORAS DA CULTURA POPULAR

Autores

  • Mayara Abadia Delfino dos Anjos Mestranda em Tecnologias, Comunicação e Educação na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG, Brasil. mayaradelfino@hotmail.com

Palavras-chave:

Cultura Popular, Internet, Redes Sociais.

Resumo

O município de Romaria – MG possui cerca de três mil habitantes e se transforma, durante o mês de agosto, quando recebe milhares de fiéis para homenagear Nossa Senhora da Abadia, mas, durante todo o ano, a cidade possui festas populares. Com o surgimento das redes sociais, os eventos passaram a ser retratados na internet e para manter essa rede viva criou-se um grupo no Facebook intitulado “Reza a Lenda que em Romaria/Água Suja”, agora transformada em uma página, que propõe uma interação entre os membros a fim de se compor com as publicações uma rede de história. O objetivo desse trabalho é mostrar que a cultura popular pode ser disseminada através da internet, por meio da interatividade entre pessoas que possuem conhecimentos e visões diferentes de uma história e assim podem compartilhar fatos, imagens formando uma “rede de memória”. As metodologias aplicadas foram pesquisa exploratória e revisão bibliográfica.

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Publicado

05-06-2017

Como Citar

Delfino dos Anjos, M. A. (2017). “REZA A LENDA QUE EM ROMARIA/ÁGUA SUJA”: O USO DA INTERNET E DE IMAGENS COMO DISSEMINADORAS DA CULTURA POPULAR. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, 2(3), 41–48. Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/91

Edição

Seção

Ciências Humanas - Educação