“REZA A LENDA QUE EM ROMARIA/ÁGUA SUJA”: O USO DA INTERNET E DE IMAGENS COMO DISSEMINADORAS DA CULTURA POPULAR
Palavras-chave:
Cultura Popular, Internet, Redes Sociais.Resumo
O município de Romaria – MG possui cerca de três mil habitantes e se transforma, durante o mês de agosto, quando recebe milhares de fiéis para homenagear Nossa Senhora da Abadia, mas, durante todo o ano, a cidade possui festas populares. Com o surgimento das redes sociais, os eventos passaram a ser retratados na internet e para manter essa rede viva criou-se um grupo no Facebook intitulado “Reza a Lenda que em Romaria/Água Suja”, agora transformada em uma página, que propõe uma interação entre os membros a fim de se compor com as publicações uma rede de história. O objetivo desse trabalho é mostrar que a cultura popular pode ser disseminada através da internet, por meio da interatividade entre pessoas que possuem conhecimentos e visões diferentes de uma história e assim podem compartilhar fatos, imagens formando uma “rede de memória”. As metodologias aplicadas foram pesquisa exploratória e revisão bibliográfica.Referências
AGUIAR, S. Redes sociais na internet: desafios à pesquisa. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 30., 2007, Santos.
Anais...Santos: Universidade Federal Fluminense; Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2007.
ALEM, J. M.; BONESSO, M. Romeiros da Água Suja: os caminhantes da cultura popular em Romaria-MG. Horizonte Científico, Uberlândia, v. 1, 2001.
ANJOS, M. A. D. Trabalho informal e sazonalidade: uma análise na festa de nossa senhora da abadia em Romaria – MG. Cadernos da FUCAMP, Monte Carmelo, v. 10, n. 13, p. 11-36, 2000.
ARANTES, A. A. O que é cultura popular. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1984.
BONESSO, M. Os encontros das folias de reis: uma diferente configuração de festas e associações no triângulo mineiro. História e Perspectivas, Uberlândia (34): 323-366, jan.jun. 2006.
CUCHE, D. Noção de Cultura nas Ciências Sociais. 3. ed. Lisboa: Fim de Século Editora, 2006.
D’ABADIA, M. I. V. ; ALMEIDA, M. G. de. Festas religiosas e pós-modernidade religious feasts and post modernity fêtes religieuses et post modernité. GEONORDESTE, [s.l.], Ano XX, n. 2, 2005.
DAMASCENO, M. D. Do diamante ao milagre da fé. Uberaba: Vitória, 1997.
DURKHEIM, E. As formas elementares da vida religiosa. São Paulo: Paulus, 1989.
FREITAS, A. B. Traços brasileiros para uma análise organizacional. In: MOTTA, F. C. P.; CALDAS, M. P. (org.). Cultura organizacional e cultura brasileira. São Paulo: Atlas, 2006. p. 38-54.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, L. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.
MACHADO, J.R.; TIJIBOY, A. V. Redes Sociais Virtuais: um espaço para efetivação da aprendizagem cooperativa. Novas Tecnologias na Educação, Rio Grande do Sul, v. 3, n. 1, 2005.
MACHADO, M. C. T. Cultura Popular e Desenvolvimento em Minas Gerais: caminhos cruzados de um mesmo tempo (1950-1985). São Paulo, 1998. Tese (Doutorado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.
MARTINS, G. A. Manual para elaboração de monografias e dissertações. São Paulo: Atlas, 2002.
MICHELOTO, A.R. Realidade e perspectivas das tradições religiosas na pós-modernidade. Revista INTERAÇÕES - Cultura e Comunidade, Uberlândia, v. 3 n. 3, p. 97-112, 2008.
SANTOS, J. L. O que é cultura. São Paulo: Brasiliense, 2006.
STEIL, C. A. O Sertão das Romarias. Petrópolis: Vozes, 1996.
VAN LIESHOUT, E. Artigo de Padre Eustáquio. Jornal O Romeiro, Água Suja, MG, n. 45, 10 set. 1993.
VIEIRA, P. P. M. Monografia da Paróquia e Santuário Episcopal de Nossa Senhora da Abadia de Água Suja. Romaria: Academia Senhora da Abadia, 2001.
______. Nossa Senhora d’Abadia de Água Suja. Romaria: Academia Senhora da Abadia, 2001.
______. Nossa Senhora d’Abadia: a história de uma devoção. Romaria: Academia Senhora da Abadia, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor correspondente se responsabiliza pela declaração em nome de todos os autores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em repositório institucional ou como capítulo de livro, desde que citem a Revista Inova Ciência e Tecnologia.
Como o acesso aos artigos da Revista é gratuito, estes não poderão ser utilizados para fins comerciais.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores. No entanto, os editores poderão proceder a ajustes textuais, de adequação às normas da Revista, ortográfico e gramatical, visando manter o padrão culto da língua e a credibilidade.
Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (n. 9609, de 19/02/98).