A FLUTUAÇÃO DE SOLUÇÕES LÍQUIDAS EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES E O CONCEITO DE DENSIDADE NO ENSINO DE QUÍMICA
Palavras-chave:
Densidade, obstáculo epistemológico, sequência didática.Resumo
Neste artigo é descrito a aplicação e a avaliação de uma sequência didática desenvolvida em Escola Pública da cidade de Coxim-MS, com trinta e dois estudantes, no contra turno de suas aulas, acompanhados da professora regente. Trata-se de uma sequência de ações metodológica como estratégia para a superação de obstáculo verbalista, visando à compreensão do conceito de densidade, conforme a epistemologia bachelardiana. Estudos apontam, e este trabalho confirmou, que a maior parte dos estudantes possuem dificuldades na compreensão do conceito e que a forma tradicional de ensino não é eficiente para a sua assimilação. Os estudantes envolvidos na ação participaram de forma voluntária e se mostraram empenhados em participar das aulas, deixando transparecer que, em cada etapa aplicada, a aprendizagem do conceito ia sendo construída e consolidada. Os dados colhidos durante a aplicação da sequência didática, por meio de anotações, relatórios e entrevistas semiestruturadas foram analisados pela técnica da análise de conteúdo. Dessa forma, a sequência didática passa a ser mais uma ferramenta disponível para ser usada em aulas de química, especificamente na construção do conceito de densidade.
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