O BLOG COMO FERRAMENTA PARA DESENVOLVER A MOTIVAÇÃO E A AUTONOMIA DO APRENDIZ DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

  • Sheilla Andrade de Souza Doutora em Estudos de Linguagens. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, campus Conselheiro Lafaiete (IFMG-Conselheiro Lafaiete). Conselheiro Lafaiete, MG, Brasil. sheilla.souza@ifmg.edu.br souza_sh@hotmail.com.br.
  • Rafael Lucas Silva Mendes Graduado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, campus Paracatu (IFTM-Paracatu). Paracatu, MG, Brasil.
  • Rebeca Oliveira Sacchi Graduada em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, campus Paracatu (IFTM-Paracatu). Paracatu, MG, Brasil.

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem da língua inglesa, Escola pública, Práticas pedagógicas.

Resumo

O presente artigo almeja apresentar os resultados de um projeto de pesquisa desenvolvido com os alunos do IFTM-Campus Paracatu que propôs investigar se o uso pedagógico do blog interfere na motivação e na autonomia do aprendiz de Língua Inglesa. No primeiro momento, são apresentadas definições sobre o termo autonomia, de acordo com diferentes teóricos. A seguir, são expostas discussões relacionadas ao papel do professor e do aluno nesse processo; na sequência, também são abordadas questões referentes à motivação intrínseca e à extrínseca do aprendiz, diante da situação de aprendizagem. Ao final, os dados coletados são disponibilizados e analisados. Com base nos resultados, percebe-se que desenvolver a autonomia do aprendiz de Língua Estrangeira é uma tarefa complexa, que exige esforço e dedicação por parte de aprendizes e professores. Nesse processo, os aprendizes precisam se responsabilizar pela própria aprendizagem e buscar caminhos que lhes auxiliem. Os dados revelaram ainda que o uso pedagógico do blog constitui uma ferramenta favorável para o ensino de Língua Inglesa e proporciona maior motivação e interesse por parte do aprendiz quanto às práticas de produção escrita em Língua Inglesa.

 

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Publicado

08-04-2020

Como Citar

de Souza, S. A., Mendes, R. L. S., & Sacchi, R. O. (2020). O BLOG COMO FERRAMENTA PARA DESENVOLVER A MOTIVAÇÃO E A AUTONOMIA DO APRENDIZ DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, 6(1), 59–68. Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/900

Edição

Seção

Ciências Humanas - Educação