Alfabetização de estudantes com deficiência visual na era digital
DOI:
https://doi.org/10.46921/rict2021-0868Palavras-chave:
Inclusão, Práticas Pedagógicas, Tecnologia AssistivaResumo
A educação é uma das grandes áreas do conhecimento em que a tecnologia digital se faz presente, através de ferramentas que proporcionam interação, estímulo à criatividade e à independência, contribuindo para a inclusão escolar. O objetivo da presente pesquisa foi refletir e analisar as possibilidades de alfabetização de estudantes com deficiência visual a partir do uso de tecnologias digitais assistivas. O percurso metodológico foi construído através de pesquisa bibliográfica, concentrando-se em livros, artigos e periódicos que abordam de modo direto ou indireto a temática. As tecnologias digitais assistivas como os leitores de tela e outros recursos com síntese de voz entraram em evidência, aliados às práticas pedagógicas mais utilizadas ou que estão em discussão/expansão na atualidade. Assim, aspectos da alfabetização e do letramento das pessoas com deficiência visual entram em evidência, frente às novas tecnologias que integram a vida dessas pessoas, juntamente com o sistema braile. Este, por sua vez, revelou-se na presente pesquisa, como o principal meio para a alfabetização, mesmo apesar de suas limitações quanto ao potencial nas interações sociais.
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