COMUNIDADES PÚBLICAS DE APRENDIZAGEM EM REDE: UM ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
Tecnologia Educacional. Comunidades Públicas de Aprendizagem. Ambientes Virtuais de Aprendizagem.Resumo
Este artigo tem como base um estudo que foi feito sobre as novas comunidades de aprendizagem em rede que estão surgindo em espaços públicos em rede – mais especificamente, a plataforma de sites de perguntas e respostas Stack Exchange, em comparação com os espaços virtuais mais tradicionais que são os ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). Foi realizada uma pesquisa etnográfica por meio de observação participante sobre algumas comunidades da plataforma Stack Exchange, particularmente a do site "Stack Overflow em Português" (um site sobre programação de computadores) e a do site "Portuguese Language". Um dos pesquisadores participou como usuário desses sites por um ano, fazendo as observações e anotações necessárias sobre as respectivas comunidades, sobre os seus padrões de identidade, como os usuários participam, como o conhecimento é construído, e como todas essas atividades se diferenciam do que acontece normalmente nos AVAs. Este é um objeto de pesquisa ainda relativamente novo, sobre o qual não se produziram muitos estudos. Além de relatar a experiência da participação em comunidades virtuais de aprendizagem, a importância de estudos como esse pode vir das questões que essas experiências suscitam. O trabalho pode também contribuir com ideias e conhecimentos que mostrem ao leitor os vários significados dos fenômenos analisados, motivando estudos futuros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor correspondente se responsabiliza pela declaração em nome de todos os autores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em repositório institucional ou como capítulo de livro, desde que citem a Revista Inova Ciência e Tecnologia.
Como o acesso aos artigos da Revista é gratuito, estes não poderão ser utilizados para fins comerciais.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores. No entanto, os editores poderão proceder a ajustes textuais, de adequação às normas da Revista, ortográfico e gramatical, visando manter o padrão culto da língua e a credibilidade.
Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (n. 9609, de 19/02/98).