COMUNIDADES PÚBLICAS DE APRENDIZAGEM EM REDE: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Denis Henrique Caixeta Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.
  • André Souza Lemos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro.

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional. Comunidades Públicas de Aprendizagem. Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

Resumo

Este artigo tem como base um estudo que foi feito sobre as novas comunidades de aprendizagem em rede que estão surgindo em espaços públicos em rede – mais especificamente, a plataforma de sites de perguntas e respostas Stack Exchange, em comparação com os espaços virtuais mais tradicionais que são os ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). Foi realizada uma pesquisa etnográfica por meio de observação participante sobre algumas comunidades da plataforma Stack Exchange, particularmente a do site "Stack Overflow em Português" (um site sobre programação de computadores) e a do site "Portuguese Language". Um dos pesquisadores participou como usuário desses sites por um ano, fazendo as observações e anotações necessárias sobre as respectivas comunidades, sobre os seus padrões de identidade, como os usuários participam, como o conhecimento é construído, e como todas essas atividades se diferenciam do que acontece normalmente nos AVAs. Este é um objeto de pesquisa ainda relativamente novo, sobre o qual não se produziram muitos estudos. Além de relatar a experiência da participação em comunidades virtuais de aprendizagem, a importância de estudos como esse pode vir das questões que essas experiências suscitam. O trabalho pode também contribuir com ideias e conhecimentos que mostrem ao leitor os vários significados dos fenômenos analisados, motivando estudos futuros.

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Publicado

18-02-2020

Como Citar

Caixeta, D. H., & Lemos, A. S. (2020). COMUNIDADES PÚBLICAS DE APRENDIZAGEM EM REDE: UM ESTUDO DE CASO. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, 5(2), 66–76. Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/864

Edição

Seção

Ciências Humanas - Educação