Tecnologias digitais educacionais no processo de alfabetização infantil

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização infantil. , Educação personalizada., Emilia Ferreiro., Software educacional.

Resumo

A pesquisa em questão teve como objetivo construir um software de apoio à alfabetização infantil para alunos do Ensino Fundamental baseado na teoria de aprendizagem de Emília Ferreiro. Os recursos educacionais digitais-REDS  pode se tornar um grande diferencial  no processo de ensino-aprendizagem dos alunos,  quando aplicado a práticas permitindo maior interação e comunicação com eles. O ritmo de aprendizagem da criança é um ponto que deve ser tratado no processo de construção do conhecimento e as Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs apoiam para que este processo seja personalizado. O desenvolvimento do software foi embasado no referencial teórico da pesquisa e levantamento de requisitos com professoras da rede municipal de ensino. O software desenvolvido ensinou satisfatório como apoio a alfabetização da criança e na gestão do trabalho no professor ajudando identificar o nível ao qual o aluno poderia trabalhar.

Referências

ARANGUREN, J.L. Comunicação Humana: uma sociologia da informação. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf . Acesso em: 29 jun. 2020.

COX, K.K. Informática na educação Escolar: polêmicas do nosso tempo. Campinas: Autores Associados, 2003.

FERRACIOLI, Laércio. Internet na escola: as tecnologias da informação e comunicação e a formação do professor. Disponível em: http://www.pbh.gov.br/smed/capeonline/seminario/laercio.html Acesso em: ago. 2018.

FERREIRO, Emília. Com todas as letras. São Paulo: Cortez, 2003.

GONTIJO, C. M. M. Alfabetização: a criança e a linguagem escrita. São Paulo: Autores Associados, 2003.

LÉVY, P. Cibercultura. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2007.

MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

PIAGET, P. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

PIAGET, P. O raciocínio da criança. Rio de Janeiro: Record,1977.

RENNIE, L.; McCLAFFERTY, P. Science Cenres and Science Learning. [S.l.]: Science Education, 1996.

SASSAKI, R. K. Construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

SILVA, M. A. S. S. Construindo a leitura e a escrita: reflexões sobre uma prática alternativa em alfabetização. São Paulo: Ática, 1994.

TAKAHASHI, T. Educação na Sociedade da Informação. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.

WICHENS,D. A teoria de Piaget: modelo de sistema aberto de ensino. Tradução de Orly Zucatto Mantovani de Assis e Carmem SCRIPTORI de Souza. [S.l.: s.n., 2013].

Downloads

Publicado

23-12-2023

Como Citar

Silva, V. C. (2023). Tecnologias digitais educacionais no processo de alfabetização infantil. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, 9(1). Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/863