Tecnologias digitais educacionais no processo de alfabetização infantil
Palavras-chave:
Alfabetização infantil. , Educação personalizada., Emilia Ferreiro., Software educacional.Resumo
A pesquisa em questão teve como objetivo construir um software de apoio à alfabetização infantil para alunos do Ensino Fundamental baseado na teoria de aprendizagem de Emília Ferreiro. Os recursos educacionais digitais-REDS pode se tornar um grande diferencial no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, quando aplicado a práticas permitindo maior interação e comunicação com eles. O ritmo de aprendizagem da criança é um ponto que deve ser tratado no processo de construção do conhecimento e as Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs apoiam para que este processo seja personalizado. O desenvolvimento do software foi embasado no referencial teórico da pesquisa e levantamento de requisitos com professoras da rede municipal de ensino. O software desenvolvido ensinou satisfatório como apoio a alfabetização da criança e na gestão do trabalho no professor ajudando identificar o nível ao qual o aluno poderia trabalhar.
Referências
ARANGUREN, J.L. Comunicação Humana: uma sociologia da informação. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf . Acesso em: 29 jun. 2020.
COX, K.K. Informática na educação Escolar: polêmicas do nosso tempo. Campinas: Autores Associados, 2003.
FERRACIOLI, Laércio. Internet na escola: as tecnologias da informação e comunicação e a formação do professor. Disponível em: http://www.pbh.gov.br/smed/capeonline/seminario/laercio.html Acesso em: ago. 2018.
FERREIRO, Emília. Com todas as letras. São Paulo: Cortez, 2003.
GONTIJO, C. M. M. Alfabetização: a criança e a linguagem escrita. São Paulo: Autores Associados, 2003.
LÉVY, P. Cibercultura. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2007.
MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
PIAGET, P. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
PIAGET, P. O raciocínio da criança. Rio de Janeiro: Record,1977.
RENNIE, L.; McCLAFFERTY, P. Science Cenres and Science Learning. [S.l.]: Science Education, 1996.
SASSAKI, R. K. Construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
SILVA, M. A. S. S. Construindo a leitura e a escrita: reflexões sobre uma prática alternativa em alfabetização. São Paulo: Ática, 1994.
TAKAHASHI, T. Educação na Sociedade da Informação. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.
WICHENS,D. A teoria de Piaget: modelo de sistema aberto de ensino. Tradução de Orly Zucatto Mantovani de Assis e Carmem SCRIPTORI de Souza. [S.l.: s.n., 2013].
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor correspondente se responsabiliza pela declaração em nome de todos os autores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em repositório institucional ou como capítulo de livro, desde que citem a Revista Inova Ciência e Tecnologia.
Como o acesso aos artigos da Revista é gratuito, estes não poderão ser utilizados para fins comerciais.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores. No entanto, os editores poderão proceder a ajustes textuais, de adequação às normas da Revista, ortográfico e gramatical, visando manter o padrão culto da língua e a credibilidade.
Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (n. 9609, de 19/02/98).