A RELAÇÃO DO ÍNDICE DE EMPREGO E RENDA DOS MUNICÍPIOS MINEIROS COM A ARRECADAÇÃO PARA O INSS
Palavras-chave:
Municípios mineiros, IFDM, Arrecadação para o INSSResumo
O presente trabalho tem por objetivo verificar a relação entre o índice de emprego e renda dos municípios mineiros com a geração de arrecadação para o INSS. O estudo contribui no sentido de estabelecer uma relação entre o IFDM Emprego e Renda e a arrecadação para o INSS por parte dos municípios, tendo em vista que pesquisas recentes buscaram estabelecer determinantes do índice de desenvolvimento econômico e social, inclusive de a arrecadação tributária municipal. A amostra é composta por municípios mineiros, escolhidos em função de sua heterogeneidade econômica e social, analisados entre os anos de 2010 e 2015. Realizou-se uma regressão de dados em painel para testar a relação entre o IFDM e a arrecadação. Os resultados demonstram que, com base na amostra do estudo, ao nível de significância estatística de 5%, o índice de emprego e renda não explica a arrecadação de contribuições para o INSS geradas pelos municípios mineiros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor correspondente se responsabiliza pela declaração em nome de todos os autores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em repositório institucional ou como capítulo de livro, desde que citem a Revista Inova Ciência e Tecnologia.
Como o acesso aos artigos da Revista é gratuito, estes não poderão ser utilizados para fins comerciais.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores. No entanto, os editores poderão proceder a ajustes textuais, de adequação às normas da Revista, ortográfico e gramatical, visando manter o padrão culto da língua e a credibilidade.
Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (n. 9609, de 19/02/98).