LIMITES E POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO DO PROFESSOR/TUTOR COM OS ALUNOS NO CURSO DE PEDAGOGIA MODALIDADE EAD

Autores

  • Neusa Abadia Gomes Andrade Mestranda em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, MG, Brasil. neusa.aga@gmail.com
  • Fátima Garcia Chaves Mestre em Educação, Universidade de Uberaba (UNIUBE), Uberaba, MG, Brasil. fgc@uberabadigital.com.br

Palavras-chave:

Educação a distância, Tutoria, Formação continuada.

Resumo

No dia a dia, o tutor presencial de um curso superior na modalidade EAD depara-se com situações que lhe exigem habilidades imprescindíveis para a realização do seu trabalho. Levando-se em consideração a importância e a diversidade dessas habilidades, várias indagações emergiram-se, porém as mais latentes foram: quais são os limites e as possibilidades de interação do professor/tutor com os alunos de um curso de Pedagogia na EAD? Até que ponto os procedimentos metodológicos utilizados na tutoria contribuem para manter o aluno motivado, seguro e apoiado? Nesta perspectiva, o objetivo deste artigo é levantar os limites e as possibilidades de interação do professor/tutor com os alunos, a fim de verificar como esta relação interativa contribui no processo de ensino e de aprendizagem. A base deste trabalho de pesquisa foi a análise dos procedimentos metodológicos utilizados em um curso de Pedagogia na modalidade de EAD da UFMG em seu primeiro ano de vigência no polo de Uberaba com uma turma composta por 24 alunas. Embora existam limites apontados na pesquisa, há possibilidade de rompê-los, por meio de metodologias interativas e dialógicas que proporcionem momentos de reflexão e ação, oriundas de uma formação significativa aos alunos e ao tutor.

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Publicado

06-05-2016

Como Citar

Andrade, N. A. G., & Chaves, F. G. (2016). LIMITES E POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO DO PROFESSOR/TUTOR COM OS ALUNOS NO CURSO DE PEDAGOGIA MODALIDADE EAD. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, 2(1), 65–72. Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/55

Edição

Seção

Ciências Humanas - Educação