LIMITES E POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO DO PROFESSOR/TUTOR COM OS ALUNOS NO CURSO DE PEDAGOGIA MODALIDADE EAD
Palavras-chave:
Educação a distância, Tutoria, Formação continuada.Resumo
No dia a dia, o tutor presencial de um curso superior na modalidade EAD depara-se com situações que lhe exigem habilidades imprescindíveis para a realização do seu trabalho. Levando-se em consideração a importância e a diversidade dessas habilidades, várias indagações emergiram-se, porém as mais latentes foram: quais são os limites e as possibilidades de interação do professor/tutor com os alunos de um curso de Pedagogia na EAD? Até que ponto os procedimentos metodológicos utilizados na tutoria contribuem para manter o aluno motivado, seguro e apoiado? Nesta perspectiva, o objetivo deste artigo é levantar os limites e as possibilidades de interação do professor/tutor com os alunos, a fim de verificar como esta relação interativa contribui no processo de ensino e de aprendizagem. A base deste trabalho de pesquisa foi a análise dos procedimentos metodológicos utilizados em um curso de Pedagogia na modalidade de EAD da UFMG em seu primeiro ano de vigência no polo de Uberaba com uma turma composta por 24 alunas. Embora existam limites apontados na pesquisa, há possibilidade de rompê-los, por meio de metodologias interativas e dialógicas que proporcionem momentos de reflexão e ação, oriundas de uma formação significativa aos alunos e ao tutor.Referências
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BOLZAN, D. P. V. Formação de professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos. Porto Alegre: Mediação, 2002.
CAMPOS, F. C. A; COSTA, R. M. E; SANTOS, N. Fundamentos da educação a distância, mídias e ambientes virtuais. Juiz de Fora: Editar, 2007.
CASTRO, R. M. M. Os impactos da sociedade do capital e do conhecimento na educação. Salvador: EdUFBA, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
MAÇÃS, E.; CUNHA, V. G. R. da. Acompanhamento de alunos de cursos a distância. 2008.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação – SEE-MG. Veredas formação superior de professores: módulo I, v. 1. Belo Horizonte, 2002.
MORAN, J. M. O que é educação a distância? Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm. Acesso em: 12 maio 2009.
NUNES, I. B. Noções de educação a distância. 2005. Disponível em: <http://www.feg.unesp.br/~saad/zip/ OqueeEducacaoaDistancia_Ivonio.htm>. Acesso em:21 mar. 2015.
PRETI, O. Educação a Distância: uma prática educativa educação na modalidade a distância, possibilitando-mediada e mediatizadora. In: (Org.). Educação a Distância: inícios e indícios de um percurso. Cuiabá: EdUFMT, 1996.
TOPPING, K. Tutoria, tradução de Margarida Vieira Gomes. UNESCO.Disponívelem:<http://www.ibe.unesco.org/publications/EducationalPracticesSeriesPdf/prac05pt.pdf> Acesso em: 16 abr. 2008.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor correspondente se responsabiliza pela declaração em nome de todos os autores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em repositório institucional ou como capítulo de livro, desde que citem a Revista Inova Ciência e Tecnologia.
Como o acesso aos artigos da Revista é gratuito, estes não poderão ser utilizados para fins comerciais.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores. No entanto, os editores poderão proceder a ajustes textuais, de adequação às normas da Revista, ortográfico e gramatical, visando manter o padrão culto da língua e a credibilidade.
Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (n. 9609, de 19/02/98).