John Locke: um ser interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.46921/rict2022-0510Palavras-chave:
Conhecimento, Educação, Interdisciplinaridade, John Locke, PolíticaResumo
Tem-se como objetivo com essa pesquisa, a qual dar-se-á de maneira teórica, conhecer um pouco mais de John Locke, sua história, suas ideias e ideais e assim demonstrar sua importância em diversos campos de conhecimento, em especial a sua relação interdisciplinar com a Educação. Para isso, buscar-se-á, por meio de uma breve análise histórica, os contextos social, econômico, político na Europa, mas especificamente na Inglaterra vivida por Locke, no Século XVII e assim verificar a influência das transformações mundiais no pensamento teórico. Pretende-se corroborar, sob a perspectiva lockeana, que a Educação é interdisciplinar, ela se dá por inúmeros saberes, de diversas maneiras e em todos os lugares em que ela é instigada. Para isso, diligenciar-se-á uma revisão bibliográfica acerca de John Locke, a importância de seu pensamento, em especial o educacional, perpassando por suas conceituações sobre estado, contrato social, da teoria do conhecimento. Intentar-se-á refletir e levar à reflexão sobre a Educação intermediados e influenciados pela filosofia lockeano. Objetivar-se-á, principalmente, explicitar o porquê Locke ser importante e necessário para a Educação, sua inter-relação com as demais áreas de conhecimento e o seu atual pensamento do século XVII nos tempos atuais, quando nos referimos à modernidade e valores como liberdade, igualdade, tolerância, vivência.
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