AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: AS NOVAS MÍDIAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Isabella Araujo Dias Damaceno Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberlândia Centro
  • Marcio Bonesso Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberlândia Centro

Palavras-chave:

Sociologia da infância, Antropologia da infância, Formação tecnológica

Resumo

Este artigo tem como tema apresentar parte dos resultados da pesquisa desenvolvida por bolsista de Iniciação Científica Júnior do CNPq no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberlândia Centro. A pesquisa buscou compreender como as relações entre as antigas e novas mídias inseridas, em especial, nas animações musicais e desenhos voltados para o universo infantil, emitidas em novas tecnologias, interferem de maneira ampla e substancial na construção social da infância no Brasil. Consideradas como as duas principais formas digital/analógica de linguagens infantis, as animações musicais e os desenhos animados são elementos constitutivos do campo Bourdieu (1983) de produção, circulação e consumo das multimídias infantis no Brasil. Através dos múltiplos discursos dos entrevistados compilados em transcrições e tabulações, a pesquisa demonstrou como eles percebem essas mídias na própria formação cotidiana dos filhos. Como resultado, observou-se um corte histórico feito pelos entrevistados, os quais relacionam a violência física nas animações infantis com o período em que foram criadas, sendo as produzidas na própria infância (veiculadas analogicamente) consideradas pela maioria mais violentas. A violência física também é associada por uma parcela menor com a faixa etária que a mídia é destinada, quanto mais velho o público, maior a violência.

Referências

ARENDT, H. Sobre a violência. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

BOURDIEU, P. A economia das trocas linguísticas: o que falar quer dizer. 2. ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1998.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

ORTIZ, R. (org.). Pierre Bourdieu. São Paulo: Ática, 1983.

Downloads

Publicado

03-10-2019

Como Citar

Damaceno, I. A. D., & Bonesso, M. (2019). AS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA: AS NOVAS MÍDIAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, 5(2), 49–55. Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/505

Edição

Seção

Ciências Humanas - Educação