O PROEJA sob o olhar e as percepções dos docentes

Autores

  • Nara Moreira Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM - Uberlândia, Minas Gerais, Brasil
  • Astrogildo Fernandes da Silva Junior Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46921/rict2021-0495

Palavras-chave:

Docência no PROEJA, Educação de Jovens e adultos, Impressões docentes sobre o PROEJA

Resumo

Este trabalho é um recorte da pesquisa desenvolvida no Mestrado Acadêmico na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que tratou de investigar o processo de construção da identidade profissional docente dos professores que lecionaram no Programa Nacional de Integração da educação Profissional e Tecnológica com Educação Básica na modalidade Educação de Jovens e Adultos  (PROEJA entre os anos de 2009 a 2016, no município de Uberlândia. Nesse artigo, damos destaque as percepções dos docentes sobre o PROEJA. Os dados foram colhidos a partir das narrativas de quatro professores e as respostas dos questionários enviados por email, utilizando a plataforma Google Forms. Podemos apurar que os professores revelaram-se sensíveis às histórias de vida e de superação dos estudantes e apontaram indícios de um trabalho pautado no voluntarismo no PROEJA. Afirmaram também que o fato de lecionar no PROEJA os fazem repensar sua atuação em outros níveis de ensino. Acreditamos que as impressões dos professores sobre o PROEJA revelam muito sobre suas concepções e seus desafios e condicionam processos identitários substanciados em um dado contexto histórico e social, caracterizando assim, um movimento próprio do sujeito em se tornar o professor em que se quer ser.

Referências

BRASIL. Decreto Nº. 5.840, de 13/07/2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA e dá outras providências. Brasília: [s.n.], 2006.

_______. Cadernos EJA 1: Trabalhando com a educação de jovens e adultos – Alunas e alunos de EJA. Brasília: MEC/SECAD, 2006.

CANDAU. V. M. F. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v. 11, n. 2, p. 240-255, jul./dez. 2011.

FAVERO, O.; RUMMERT, S. M.; de VARGAS, S. M. Formação de profissionais para a educação de jovens e adultos trabalhadores: A proposta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. In: 22. REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 22, Caxambu (MG), set. 1999. p. 26-30.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura). Disponível em: educadores.educacao.ba.gov.br/system/.../pdf-pedagogiadaautonomia-paulofreire.pdf – Acesso em: jan. 2017.

FREITAS, S. M. de. História Oral: Possibilidades e Procedimentos. 2. ed. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2006.

GRAMSCI, A. La alternativa pedagógica. Barcelona: Editorial Fontamara, 1981.

GUIMARÃES, S. Ser Professor no Brasil: História Oral de Vida. Campinas: Papirus, 2003.

JARDILINO, J. R. L.; ARAÚJO, R. M. B. de (Org.) Educação de Jovens e Adultos: sujeitos, saberes e práticas. São Paulo: Cortez Editora, 2014.

MOURA, D. H. O PROEJA e a rede federal de Educação Profissional e tecnológica. In: EJA e a formação técnica integrada ao Ensino Médio. Boletim 16, Salto para o Futuro, Ministério da Educação, 2006.

NÓVOA, A.. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

RUMMERT, S. M. Jovens e adultos trabalhadores e a escola: A riqueza de uma relação a construir. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. (Orgs.). A experiência do trabalho e a Educação Básica. 2. ed. Rio de Janeiro: DP e A Editora, 2005.

Downloads

Publicado

11-10-2021

Como Citar

Moreira, N., & Fernandes da Silva Junior, A. (2021). O PROEJA sob o olhar e as percepções dos docentes. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, 7, e0210495. https://doi.org/10.46921/rict2021-0495

Edição

Seção

Ciências Humanas - Educação