O TRABALHO E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL ALIADA À EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES HISTÓRICAS

Autores

  • Luiz Vieira Sousa Especialista em Metodologia do Ensino Superior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, (UFTM) Uberaba - MG. Brasil. E-mail: lc.jornal@gmail.com
  • Geraldo Gonçalves Lima Doutor em Educação, Instituto Federal do Triângulo Mineiro, (IFTM). Uberaba - MG, Brasil. E-mail: geraldolima@iftm.edu.br

Palavras-chave:

Educação, Mercado de Trabalho, Legislação Trabalhista, Capacitação Profissional.

Resumo

O mercado de trabalho passou por diversas transformações históricas, em todas as sociedades. Anteriormente ao processo de Revolução Industrial o que se buscava era apenas mão de obra “resistente” para desempenhar funções que exigissem meramente força física. Com isso, a formação profissional e educacional do trabalhador foi negligenciada. No presente trabalho, propõe-se desenvolver uma reflexão e discussão sobre determinados aspectos relacionados ao modo como as concepções de trabalho alteraram-se continuamente e como modificaram a sociedade e, consequentemente, as relações de trabalho e de produção econômica. Nesse sentido, busca-se o entendimento da evolução do trabalhador, no que se refere ao respectivo processo educacional. Torna-se importante destacar parte desse processo histórico de transformação do trabalho no mundo e sobretudo no Brasil, que iniciou tardiamente a formação profissional e educacional de seus trabalhadores, nos mais diferentes setores econômicos, principalmente o industrial. Este artigo fundamentou-se em dados de pesquisa bibliográfica e documental, analisando o discurso e as concepções de diversos autores com produção intelectual voltada para o tema, a saber: Cunha (2000), Frigotto; Ciavatta (2006), entre outros. As exigências educacionais associadas ao mercado de trabalho têm mudado ao longo dos anos e o trabalhador gradativamente se interessa mais pela própria capacitação. No entanto, o país ainda tem muito a caminhar quando o tema é formação profissional e educacional.

Referências

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Evolução do emprego com carteira de trabalho assinada 2003 - 2012. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/trabalhoerendimento/pme_nova/Evolucao_emprego_carteira_trabalho_assinada.pdf>. Acesso em: 4 jul. 2014.

______. Ministério da Educação.Um novo modelo em educação profissional e tecnológica:concepção e diretrizes: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. 2008. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid&gid=6691&option=com_docman&task=doc_download>. Acesso em: 10 jul.2014.

______. Lei n.º 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial [da] Republica Federativa do Brasil, Brasília, DF, 30 dez. 2008. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em: 8 jul. 2014.

______. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 8 jul. 2014.

CUNHA, L. A. O ensino industrial-manufatureiro no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 14, p. 89- 193,maio/ago. 2000.

FERREIRA, M. J. R.; SILVA, S. A. F. Avaliação do ensino e da aprendizagem na EJA e no PROEJA: reflexões e propostas. In: FREITAS, R. C. O. et al. (Org.).Repensando o PROEJA: concepções para a formação de educadores. Vitória: Ifes, 2011.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. Educação profissional e desenvolvimento. 2009. Disponível em: <http://redeescoladegoverno.fdrh.rs.gov.br/upload/1392219264_Educa%C3%A7%C3%A3o%20Profissional%20e%20Desenvolvimento.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2014.

MACHADO, M. A. D. A evolução no ordenamento jurídico brasileiro. In: FREITAS, R. C. O. et al. (Org.).Repensando o PROEJA: concepções para a formação de educadores. Vitória:Ifes, 2011.

MATTOSO, J. A Desordem do trabalho. São Paulo: Scrita,

PINTO, A. H. Desafios na construção do currículo do PROEJA. In: FREITAS, R. C. O. et al. (Org.).Repensando o PROEJA: concepções para a formação de educadores. Vitória:Ifes, 2011.

ROSSATO, E. As transformações no mundo do trabalho. Revista Vidya, Santa Maria, n. 36, p. 151-159, jul. 2001. Disponível em: <http://sites.unifra.br/Portals/35/Artigos/2001/36/transformacoes.pdf>. Acesso em: 10 jul.2014.

Downloads

Publicado

06-12-2016

Como Citar

Sousa, L. V., & Lima, G. G. (2016). O TRABALHO E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL ALIADA À EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES HISTÓRICAS. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, (2), 34–42. Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/49

Edição

Seção

Ciências Humanas - Educação