CONSIDERAÇÕES CRÍTICAS SOBRE A INFLUÊNCIA DA REVISTA "NOVA ESCOLA" NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Palavras-chave:
Trabalho docente, Periódico, Análise do discurso.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo compreender a interlocução entre formação inicial/continuada e a influência das publicações da Revista Nova Escola no trabalho docente. Através da análise do discurso desenvolvido pelo periódico referente ao tema formação de professores, buscou-se refletir sobre suas práticas discursivas. Para isso, inicialmente foi realizada a escolha e a categorização de todas as edições da Revista publicadas no ano de 2012, com o intuito de observar as ideologias presentes na Revista Nova Escola propagada para o leitor tornando-o talvez um sujeito acrítico, incapaz de oferecer subsídios e ferramentas para que possibilitem ao docente assumir um caráter crítico frente à realidade educacional. A escolha da Revista Nova Escola como corpus de análises do presente estudo está calcada ao fato de ela ser uma das principais ferramentas utilizadas como base para o trabalho docente, tida como, se não o único, o mais importante periódico consultado pelos docentes da rede pública de ensino obtendo altas tiragens anuais. A análise realizada foi desenvolvida de forma quantitativa e qualitativa, sendo que quantitativamente foram utilizados alguns fundamentos da técnica bibliométrica e visando um maior aprofundamento dos dados obtidos e analisados neste trabalho, em uma observação qualitativa, buscando de forma um tanto quanto audaciosa refletir sobre o discurso existente nos artigos publicados pela Revista Nova Escola baseando-se nos princípios da análise do discurso de Michel Foucault.
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