CONSIDERAÇÕES CRÍTICAS SOBRE A INFLUÊNCIA DA REVISTA "NOVA ESCOLA" NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Elisângela Vieira Dionízio Pedagoga. Mestranda em Educação - Faculdade de Educação (FACED)/ Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Uberlândia, MG, Brasil. elisangelaevd@hotmail.com

Palavras-chave:

Trabalho docente, Periódico, Análise do discurso.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender a interlocução entre formação inicial/continuada e a influência das publicações da Revista Nova Escola no trabalho docente. Através da análise do discurso desenvolvido pelo periódico referente ao tema formação de professores, buscou-se refletir sobre suas práticas discursivas. Para isso, inicialmente foi realizada a escolha e a categorização de todas as edições da Revista publicadas no ano de 2012, com o intuito de observar as ideologias presentes na Revista Nova Escola propagada para o leitor tornando-o talvez um sujeito acrítico, incapaz de oferecer subsídios e ferramentas para que possibilitem ao docente assumir um caráter crítico frente à realidade educacional. A escolha da Revista Nova Escola como corpus de análises do presente estudo está calcada ao fato de ela ser uma das principais ferramentas utilizadas como base para o trabalho docente, tida como, se não o único, o mais importante periódico consultado pelos docentes da rede pública de ensino obtendo altas tiragens anuais. A análise realizada foi desenvolvida de forma quantitativa e qualitativa, sendo que quantitativamente foram utilizados alguns fundamentos da técnica bibliométrica e visando um maior aprofundamento dos dados obtidos e analisados neste trabalho, em uma observação qualitativa, buscando de forma um tanto quanto audaciosa refletir sobre o discurso existente nos artigos publicados pela Revista Nova Escola baseando-se nos princípios da análise do discurso de Michel Foucault.

Referências

ALVARENGA, L. Bibliometria e arqueologia do saber de Michel Foucault: traços de identidade teórico-metodológica. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 3, p. 253-261, set. 1998.

AMODEO, W. Ordem do discurso de Michel Foucault. 2011. Resenha. Disponível em: <http://works.bepress.com/amodeo/3/>. Acesso em: 14 ago. 2013.

ARAÚJO, C. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11-32, jan./jun. 2006.

BELINI, R. G. C. Capas da Revista Nova Escola: discursos sobre o professor. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 4., 2012, Parnaíba, Anais Fiped. Campina Grande: Realize, 2012.

BELOTI, A. A Revista Nova Escola e a construção de identidades do professor. 2011. 163 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2011.

BUENO, S. F. Semicultura e educação: uma análise crítica da Revista Nova Escola. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 35, maio/ago. 2007. Disponível em: . Acesso em: 03 mar. 2013.

CARVALHO, A. A.; FONTES, M. B.; ARAÚJO, E. A. T. Análise de conteúdo e bibliométrica dos artigos publicados na revista Oikos nos últimos 10 anos. Revista Brasileira de Economia Doméstica, Viçosa, v. 23, n. 2, p. 3-29, 2012.

CHARNIZON, A. A modelagem de leitores e de leituras no discurso midiático da Revista Nova Escola. 2008. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

COORDENAÇÃO DA EQUIPE DA FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Formação continuada de professores: uma análise das modalidades e das práticas em estados e municípios brasileiros: relatório final. [São Paulo]: Fundação Victor Civita, 2011. 129 p. Estudo realizado pela Fundação Carlos Chagas por encomenda da Fundação Victor Civita.

GENTIL, M. S. Revistas da área da educação e professores: interlocuções. 2006. 160 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

GRUPO ABRIL. Fundação Victor Civita. Disponível em: <http://www.grupoabril.com.br/desenvolvimento/desen-fundacao.shtml>. Acesso em: 30 jun. 2013.

GUEDES, V. L. da S. A bibliometria e a gestão da informação e do conhecimento científico e tecnológico: uma revisão da literatura. Ponto de Acesso, Salvador, v. 6, n. 2, p. 74-109, ago. 2012.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

LUIZ, Felipe. A relação entre verdade e política em Foucault. Filogênese, Marília, v. 1, n. 1, p. 194-207, 2008.

MELETTI, S. M. F.; CAIADO, K. R. M.; DANTINO, M. E. F.. Revista Nova Escola e políticas públicas de educação especial: a disseminação de um discurso. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina.

MEZZARI, S. A Revista Nova Escola e as tendências em educação ambiental. 2012. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2012.

OLIVEIRA, C. J. Discursos sobre a matemática escolar: um estudo a partir da Revista Nova Escola. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 30., 2007, Caxambu, Anais. Rio de Janeiro: ANPED, 2007, p. 1-15.

REVISTA NOVA ESCOLA. São Paulo: Abril: Fundação Victor Civita, 2012. Mensal.

SANTOS, E. C. P. Os efeitos de sentido produzidos sobre o professor nas imagens das capas da Revista Nova Escola. In: SEMINÁRIO NACIONAL EM ESTUDOS DA LINGUAGEM, 2., 2010, Cascavel, Anais. Cascavel: EDUNIOESTE, 2010.

SILVA, D. A. B. M da. A mídia a serviço da educação: a Revista Nova Escola. 2009. 116 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade de Marília, Marília, 2009.

SILVA, M.; FEITOSA, L. dos S. Revista Nova Escola: legitimação de políticas educacionais e representação docente. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 31, p. 183-198, set. 2008.

SOMMER, L. H. A ordem do discurso escolar. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 57-67, jan./abr. 2007.

Downloads

Publicado

05-06-2017

Como Citar

Dionízio, E. V. (2017). CONSIDERAÇÕES CRÍTICAS SOBRE A INFLUÊNCIA DA REVISTA "NOVA ESCOLA" NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Inova Ciência & Tecnologia / Innovative Science & Technology Journal, 2(3), 33–40. Recuperado de https://periodicos.iftm.edu.br/index.php/inova/article/view/48

Edição

Seção

Ciências Humanas - Educação